terça-feira, 18 de junho de 2024

Eleitores definem, neste domingo (30), o Presidente da República pelos próximos 4 anos

O segundo turno das eleições acontece neste domingo (30), em todo o país, das 8h às 17h. No Ceará, os eleitores só precisam votar para Presidente da República, já que Elmano Freitas (PT) já venceu o pleito para governador ainda no primeiro turno.

O atual presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disputam o cargo de Chefe do Executivo, após uma campanha de muitas acusações de ambos os lados e um primeiro turno acirrado que terminou com o candidato do PT a frente (48,4% dos votos válidos, contra 43,2% do atual presidente).

O que levar

O eleitor poderá exercer seu direito de voto, neste domingo (30), com apenas um documento oficial com foto. Pode ser carteira de identidade, carteira de motorista, passaporte, certificado de reservista, identidade funcional emitida por órgão de classe e até carteira de trabalho ou o próprio app e-título, desenvolvido pela Justiça Eleitoral.

Veja aqui a lista completa de documentos válidos para votar.

O que é proibido levar

Vale lembrar que o TSE proibiu este ano que o eleitor ingresse na cabine de votação portando celular, máquina fotográfica, filmadora ou similar. Então, mesmo que apresente documentação digital no celular, como e-Título ou outro documento de identificação válido, após a confirmação da identidade, o aparelho ficará com o mesário enquanto o eleitor procede a votação.

Pelas regras vigentes, os mesários devem perguntar ao eleitor, antes de votar, se está portando algum dos aparelhos em questão, que podem interferir no sigilo do voto. Se a resposta for afirmativa, o objeto deve ser entregue até a conclusão do processo de votação. Caso contrário, a mesa receptora deve impedir que a pessoa vote, registrar em ata os detalhes da situação e acionar a força policial e o juiz eleitoral. Os tribunais regionais eleitorais têm autonomia para usar detectores de metal portáteis para impedir o uso de equipamentos eletrônicos na cabine de votação.

Como encontrar o local de votação

No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o cidadão pode fazer a busca, devendo informar o número do CPF ou do título de eleitor, a data de nascimento e o nome da mãe. O resultado indicará os números da zona eleitoral, da seção eleitoral e o endereço do local de votação. A mesma busca também pode ser feita nos sites dos tribunais regionais eleitorais.

Pelo aplicativo e-título, além de saber o local de votação, o eleitor também pode ativar a localização do celular e ser guiado até sua zona eleitoral por meio de um mapa virtual.

Segurança

Seguindo as mesmas diretrizes empregadas durante o primeiro turno, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e órgãos parceiros, coordenará o Plano Operacional de Atuação Integrada das Eleições 2022 – 2º Turno. O objetivo do plano é instituir, durante o segundo turno do pleito, a governança e a gestão da atuação integrada nas atividades de coordenação, comunicação e controle. Atuarão, em todo o Estado, 10.376 profissionais das Forças de Segurança do Ceará.

Shoppings fechados

A Seção Especializada I do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT-7) estabeleceu como feriado nacional, os dias de votação, já entrando em vigor hoje (30), no segundo turno das eleições para Presidente da República.

A decisão do desembargador Tarcísio Lima Verde Júnior, que derrubou a liminar da 4º Vara do Trabalho de Fortaleza, que tinha concedido a permissão da abertura dos centros comerciais durante os dias de votação, foi mantida.

Outros Posts