segunda-feira, 27 de maio de 2024

Diálogos Ambientais 2022: evento no Parque do Cocó discute sobre os avanços e desafios na gestão de resíduos sólidos no Ceará

Nos próximos dias 25 e 26 de novembro deste ano será realizado o Diálogos Ambientais 2022, com o tema “Avanços e desafios na gestão de resíduos sólidos no Ceará”. Após duas edições on-line, o evento gratuito ocorrerá pela primeira vez de forma presencial, no Centro de Referência Ambiental do Parque Estadual do Cocó (Cine Cocó), em Fortaleza, e contará com palestras, exposições, sorteios de livros, etc. Para participar da programação, que é totalmente gratuita, é necessário se inscrever por meio deste link.

O público-alvo do evento, que está em sua terceira edição, envolve micro e pequenos empresários com interesse ou atuação na área, acadêmicos (professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação), profissionais de órgãos associados à área do meio ambiente, instituições ligadas às questões socioambientais, bem como a sociedade em geral. A programação também será transmitida pelo canal do YouTube da Maestria Comunicação e Eventos, empresa idealizadora do Diálogos.

Resíduos Sólidos

Segundo dados da UNESCO, o mundo tem hoje mais de 7 bilhões de habitantes e uma parcela significativa dessas pessoas vive em países com altas taxas de consumo e com grande produção de resíduos, principalmente os sólidos. Isso traz, como consequência, o uso indiscriminado dos recursos naturais ocasionando graves problemas socioambientais.

Por isso, a temática desta edição vai levantar como principal discussão a Lei nº 12.305/10, de Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, que determina a forma com que o Brasil lida com o lixo, exigindo dos setores públicos e privados transparência no gerenciamento de seus resíduos. Apesar da regulamentação, de acordo com a Consultora de Projetos Socioambientais da Maestria Comunicação e Eventos, a Geógrafa e Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Leilane Chaves, muitas iniciativas ainda precisam ser pensadas para que a política, de fato, possa ser cumprida pelos estados e municípios brasileiros.

“Esperamos contribuir para a ampliação dessas discussões e mudanças na forma de enxergar e compreender a natureza. Queremos propiciar o debate sobre os resíduos sólidos para que as formas de conservação e preservação do meio ambiente, deixem de ser uma discussão restrita a determinados grupos, mas que possam semear em todos o sentimento de corresponsabilidade. Para que as pessoas reconheçam que temos à nossa disposição, em maior ou menor escala, ferramentas para começar a transformar a realidade e modificar o atual cenário em que vivemos”, explica.

Os palestrantes desta edição são o Secretário do Meio Ambiente do Estado do Ceará, Artur Bruno; a Secretária Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, Luciana Lobo, o Diretor de Política Ambiental da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMA-Sobral), Joselito Silveira; a pesquisadora do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (NUTEC), Janaína Sobreira; o Coordenador de Políticas Ambientais da Cagece, Romildo Lopes, e a Diretora da Yby Soluções Sustentáveis e embaixadora Lixo Zero-Brasil, Rebeca Wermont.

O evento conta com o patrocínio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas por intermédio do edital 2022.2 – SEBRAE/CE e com o Apoio Institucional da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (SEMA).

Confira a programação

Dia 25 (sexta-feira)

16h – Exposição de iniciativas e projetos com resíduos sólidos do Ceará
17h – Painel I – Resíduos Sólidos: desafios atuais
Joselito Silveira, Diretor de Política Ambiental da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMA -Sobral)
Luciana Lobo, Secretária Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente
18h10 – Abertura para Perguntas
8h25 – Sorteio de E-books
18h30 – Encerramento

Dia 26 (sábado)

09h – Exposição de iniciativas e projetos com resíduos sólidos do Ceará
Teatrinho da Cagece
Oficinas de educação socioambiental (Plano de Educação Ambiental e Sanitária-SEUMA e Programa Reciclocidades-Cagece)
10h – Painel II – Reduzindo, reutilizando e reciclando
Rebeca Wermont, Diretora da Yby Soluções Sustentáveis e embaixadora Lixo Zero-Brasil;
Romildo Lopes, Coordenador de Políticas Ambientais da Cagece;
Janaína Sobreira, Pesquisadora do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (NUTEC);
Ari Clecius, coordenador do Laboratório de Resíduos Sólidos e Efluentes (Larse) e coordenador da Plataforma de Meio Ambiente do Nutec.
Rui Oliveira – Gestor Ambiental e Cofundador da Transforme Serviços Verdes
André Macedo – Gestor Ambiental e Comercial Cofundador da Transforme Serviços Verdes
11h10 – Abertura para Perguntas
11h25 – Sorteio de E-books
11h30 – Encerramento

*Programação sujeita a alteração

Mais Informações no Instagram da Maestria Eventos e Projetos.

 

Outros Posts