Enquanto o Senado discute uma possível criminalização do coaching no País, o prefeito Roberto Cláudio (PDT) seguiu em direção contrária e sancionou, na última edição do Diário Oficial do Município, projeto que institui o Dia Municipal do Coach em Fortaleza.
A data, a ser celebrada no dia 12 de novembro de cada ano, foi sugerida pelo líder do governo na Câmara, vereador Ésio Feitosa (PDT). No projeto, no entanto, o vereador não explica o porquê de ter definido o 12 de novembro para a comemoração da data.
“O profissional Coaching tem papel fundamental no desenvolvimento pessoal das pessoas, orientando no desenvolvimento das pessoas, proporcionalizando a utilização de ferramentas que facilitarão a superação de crenças limitantes, tornando a pessoa capaz de se reinventar e redescobrir suas crenças”, diz Ésio na justificativa do projeto.
O serviço de coaching, que vende uma espécie de treinamento para o desenvolvimento de performance na vida pessoal ou profissional do cliente, tem crescido em popularidade (e críticas) nos últimos anos. Em abril, foi apresentado ao Senado projeto de sugestão popular proibindo a prática no País.