Novos mil agentes penitenciários receberam termo de posse e exercício nesta terça-feira (3), em solenidade realizada no Centro de Eventos do Ceará. São mais 850 homens e 150 mulheres que reforçarão a segurança do sistema penitenciário cearense, o que representa um aumento de quase 50% no efetivo atual. Os agentes são aprovados do concurso iniciado em outubro último, que superou 76 mil inscritos.
Os mil agentes que tomaram posse se somam aos 2.136 profissionais ligados à Secretaria da Justiça. Segundo confirma a titular da pasta, Socorro França, a distribuição dos agentes contemplará todas as regiões do Estado, sendo 500 agentes na Região Metropolitana e 500, no Interior. Para a contratação dos profissionais, o investimento financeiro anual é da ordem de R$ 39 milhões.
A secretária também ratificou a proposta de humanização pela qual o sistema penitenciário vem passando nos últimos anos e afirmou que os novos profissionais vão contribuir com a responsabilidade deste aperfeiçoamento. Além destes 1.000 agentes, o governador Camilo Santana enviou mensagem à Assembleia Legislativa do Ceará, solicitando a criação de mais 700 vagas. “Isso é extremamente importante num País que sofre recessão econômica”, avaliou a gestora. Com a aprovação, todo o cadastro de reserva do concurso será convocado.
Na última semana, o chefe do Executivo participou da inauguração do Centro de Detenção Provisória, em Aquiraz. O equipamento tem meta de zerar o número de presos em delegacias do Estado. Além deste centro, Camilo Santana afirmou que outras cinco unidades estão sendo construídas no Ceará: duas na Região Metropolitana de Fortaleza, uma no município de Tianguá e outra, em Crateús; além da unidade de segurança máxima.“Queremos fazer do sistema penitenciário do Ceará um dos melhores do Brasil. Para isso, precisamos de investimentos e de pessoal”, continuou o governador.