O Ceará registrou, no intervalo entre as 7h de terça-feira (27) e as 7h desta quarta-feira (28), uma das maiores chuvas de 2018. No posto sede do município de Quixeré, na região Jaguaribana, o acumulado foi de 135 milímetros.
Até ontem, as maiores precipitações do Ceará foram registradas em Mauriti, no Cariri, com 150mm, e Milagres, com 148mm, conforme dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Além do volume registrado em Quixeré, o Estado teve chuvas intensas na região Jaguaribana. Em Russas, por exemplo, os postos Capim Grosso e Sítio Timbaúba Macoré catalogaram, respectivamente, chuvas de 105 mm e 97,3 mm. No total, o Estado registrou chuvas em mais de 80 municípios no intervalo de 24 citado. Os dados são parciais e ainda devem apontar um maior número de locais com chuvas.
De segunda-feira (26) para esta terça, pelo menos 90 municípios já haviam registrado precipitações.
De acordo com o supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Funceme, Raul Fritz, a presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) no sul do Nordeste brasileiro, além de um posicionamento favorável da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) ao Ceará, contribuiu para as fortes precipitações no intervalo de 24 horas citado.
Previsão do tempo
Para hoje (28) e até o feriado de sexta-feira (30), a previsão do tempo indica nebulosidade variável com chuva em todas as regiões cearenses ao longo do dia. Para o fim de semana, a tendência é que as chuvas continuem a acontecer.