domingo, 16 de junho de 2024

Clube de leitura online de Iguatu abre inscrições gratuitas para turma de estudos queer

Nos dias 8 e 22 de outubro, 5 e 19 de novembro, das 8h às 11h, acontecerá a segunda turma do grupo de leitura organizado pela Clínica de Psicologia eros, de Iguatu. A obra a ser lida e comentada será Teoria Queer: Um aprendizado pelas diferenças, do sociólogo e pesquisador Richard Miskolci. O clube de leitura acontecerá de modo online pela plataforma Google Meet.

O autor explica na obra debates trazidos pelos estudos queer que dialogam com temas como corpo, gênero, desejo, sexualidades, as práticas de regulação das diferenças na sociedade, assim como controle, disciplina, escola e educação são temas discutidos e ampliados no livro.

A teoria queer é um amplo estudo que começou a ser desenvolvido a partir do final dos anos 1980, visando nos auxiliar a compreender que o gênero e a sexualidade considerados normais são constituídos e credibilizados pela construção social por parte de repetições que idealizam padrões de masculinidade e feminilidade, assim como para o próprio corpo, criando sujeitos que quando não são vistos como parte destas formas de ser e existir sofrem sérias consequências, desde violências verbais até agressões físicas, entre outras negligências e exclusões sociais.

O projeto da eros tem como objetivo proporcionar a democratização do acesso à leitura sobre sexualidade, educação e teoria queer e incentivar a socialização do conhecimento. Professores(as), pesquisadores(as), educadores(as) e as pessoas interessadas podem se inscrever gratuitamente para participar. Mais informações podem ser adquiridas através do WhatsApp (88) 2143-0727.

Outros Posts