Badalo
  • INÍCIO
  • ÚLTIMAS
  • REGIONAL
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • POLICIAIS
quarta-feira, 06 de julho de 2022
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
Banner Principal Prefeitura de Juazeiro
Badalo
  • INÍCIO
  • ÚLTIMAS
  • REGIONAL
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • POLICIAIS
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
Badalo
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados

Ceará tem quase 17 mil casos de tuberculose em quatro anos

5 de janeiro de 2020 13:05
Ceará tem quase 17 mil casos de tuberculose em quatro anos

Foto: Pixabay

Prefeitura do Crato

Informações do Ministério da Saúde colocam o Ceará como o sétimo do Brasil em quantidade de casos confirmados de tuberculose, entre 2015 e 2018. Nesse período, o estado teve aumento de 11,95% nos diagnósticos confirmados da doença, passando de 4.014 em 2015 para 4.559 ocorrências no último ano observado. No somatório dos quatro anos, foram contabilizadas 16.883 ocorrências.

Já de janeiro a 21 de dezembro de 2019, foram 3.543 casos confirmados da doença no Ceará, conforme a planilha atualizada de doenças de notificação compulsória da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). Os dados, porém, ainda podem ser revisados. No mesmo período, foram informados 83 óbitos causados por tuberculose.

A doença

Infecciosa e transmissível, a tuberculose afeta principalmente os pulmões e pode levar à morte. O tratamento é ofertado somente no Sistema Único de Saúde (SUS), com duração mínima de seis meses. Os medicamentos são tomados diariamente. Roberto da Justa, infectologista especialista na doença, explica que ela é uma das que mais matam o mundo, junto com aids e a malária.

“Mesmo assim, ela é esquecida e tem pouca visibilidade porque é do contexto da pobreza, do subdesenvolvimento, que atinge uma população ainda vivendo com desnutrição, em aglomerados urbanos não planejados. É um problema gravíssimo”, considera o médico.

Prevenção

Contudo, no Ceará, a tuberculose é de difícil prevenção porque não tem sazonalidade específica, ocorrendo em todo o ano. O médico Roberto da Justa alerta que os sintomas podem ser confundidos com os de outros problemas crônicos, como tabagismo, enfisema e asma, daí a necessidade de se realizar exames em quem apresenta tosse com mais de duas semanas. “Uma parcela significativa dos infectados fica meses sem a doença, tossindo e transmitindo para outras pessoas. Essa demora no diagnóstico é preocupante”, diz.

De acordo com o Ministério da Saúde, durante um ano, calcula-se que um indivíduo que apresente exame positivo para tuberculose pode infectar até 15 pessoas numa mesma comunidade.

A Sesa desenvolve, atualmente o Plano Estadual de Vigilância e Controle da Tuberculose para o período de 2018-2020. Entre as metas, estão a ampliação do percentual de cura de 58,9%, aferido em 2016, para 70%, neste ano. Já em relação ao percentual de abandono do tratamento, pretende reduzi-lo de 10,3% para 7,5%. Outros indicadores visam à redução de mortalidade e da incidência.

A principal forma de prevenir a tuberculose em crianças ainda é com a vacina BCG, dada ao nascer. Outra medida de cuidado, conforme o Ministério da Saúde, é manter ambientes bem ventilados e com entrada da luz solar. O órgão indica maior risco de adoecimento entre indígenas, pessoas privadas de liberdade, vivendo com HIV/aids e em situação de rua.

Por: G1 Ceará

Relacionado Posts

Economia

Investimentos de fundos árabes no Brasil atingem US$ 20 bilhões

Policiais

Mulher é presa suspeita de agredir filho de 10 anos em Mauriti

Marvel libera primeiro trailer e pôster de ‘Thor: Amor e Trovão’
Cultura e Entretenimento

Pré-estreia de ‘Thor: Amor e Trovão’ acontece nesta quarta (6) no cinema em Juazeiro; críticas são muito positivas

Mais Lidas

  • Marvel libera primeiro trailer e pôster de ‘Thor: Amor e Trovão’

    Pré-estreia de ‘Thor: Amor e Trovão’ acontece nesta quarta (6) no cinema em Juazeiro; críticas são muito positivas

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Ceará confirma segundo caso de varíola dos macacos, Juazeiro tem caso suspeito

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Juazeiro do Norte registra a primeira morte por covid-19 em julho

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Brotoeja: o que é, no rosto, no bebê, remédios e como tratar

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Icasa já está em João Pessoa para jogo contra o São Paulo Crystal-PB

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0

Últimas Notícias

Investimentos de fundos árabes no Brasil atingem US$ 20 bilhões

Mulher é presa suspeita de agredir filho de 10 anos em Mauriti

Pré-estreia de ‘Thor: Amor e Trovão’ acontece nesta quarta (6) no cinema em Juazeiro; críticas são muito positivas

FAB intercepta avião com 500 quilos de cocaína

Com baixa no ICMS, conta de luz também deve ter preço reduzido

Expocrato 2022 Big Banner
  • Entre em contato
  • Anuncie Conosco
SOBRE NÓS

    

Levamos ao público, além de fatos de destaque no cenário regional, nacional e mundial, conteúdo diversificado, atualizado e dinâmico. Além de um portal de notícias, buscamos valorizar a cultura do Cariri, bem como suas belezas naturais.

WhatsApp

(88) 9.9205-4502

Facebook

facebook.com/portalbadalo

Instagram

@portalbadalo

Twitter

@portalbadalo

E-mail

contato@badalo.com.br

Telefone

(88) 2157-0177

© Copyright 2019 – Portal de Notícias Badalo

Desenvolvido Por: DaVinci – Marketing & Tecnologia

Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
  • Últimas Notícias
  • Cariri
  • Ceará
  • Esporte
  • Política
  • Policiais

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

Todos os Campos são Obrigatórios Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist