A governadora Izolda Cela e o presidente da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Neuri Freitas, anunciaram no começo do mês de maio o fim da tarifa de contingência. A cobrança, no entanto, continua aparecendo nas faturas dos consumidores.
Isso acontece, segundo a Cagece, porque a decisão embora tenha sido anunciada em 5 de maio, só terá validade a partir de junho. Os clientes que receberam as contas entre os dias 1 e 7 de maio ainda foram cobrados pela tarifa de contingência. Nesses casos, a Cagece dará um crédito no valor da diferença relativa à tarifa de contingência para a próxima conta.
Já quem receber as contas entre os dias 9 e 30 de maio, serão cobrados de forma proporcional aos dias de consumo de abril, quando a tarifa ainda estava vigente.
Em nota, a Cagece reforça que a suspensão da cobrança vale apenas sobre o consumo a partir de 1º de maio e detalha as duas situações de transição, além de esclarecer que o reembolso e a cobrança proporcional será realizada de forma automática, sem a necessidade de solicitação dos clientes.
A companhia informa ainda que todos os clientes estão sendo comunicados, individualmente, via fatura e Cagece App. Além disso, a informações sobre a retirada da tarifa de contingência estão disponíveis nas redes sociais da empresa.