Badalo
  • INÍCIO
  • ÚLTIMAS
  • REGIONAL
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • POLICIAIS
quinta-feira, 19 de maio de 2022
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
Governo do Estado Principal
Badalo
  • INÍCIO
  • ÚLTIMAS
  • REGIONAL
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • POLICIAIS
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
Badalo
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados

Barragem do açude Granjeiro é embargada em Ubajara

A medida visa fazer com que a empresa tome providências imediatas de segurança, a fim de diminuir os riscos do local.

3 anos atrás
Prefeitura do Crato
Foto: Divulgação/SSPDS

A Agência Nacional das Águas (ANA) embargou provisoriamente a barragem do açude Granjeiro, localizada no município de Ubajara, na Região da Serra de Ibiapaba, por contas dos riscos de rompimento da estrutura. O empreendimento é particular e pertence à Agroserra Companhia Agroindustrial Serra da Ibiapaba. A medida visa fazer com que a empresa tome providências imediatas de segurança, a fim de diminuir os riscos. , A decisão foi tomada na última quarta-feira (13), mas divulgada apenas neste domingo (17).

A Agroserra não poderá operar a barragem enquanto o embargo durar. Além disso, a Agência afirmou que vem autuando o empreendedor desde 2017, por causa das condições de abandono e a não ação para mudar a situação. Os riscos de rompimento foram apontados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh), na última terça-feira (12), quando técnicos do órgão e encontraram uma erosão significativa na parede lateral de dentro da barragem, que fica em contato com a água. ANA esteve no local e deflagrou situação de emergência.

Desde que a barragem foi classificada em situação de emergência, ações de melhorias estavam sendo feitas pela ANA, Cogerh, Defesa Civil, e as Prefeituras Municipais de Ubajara e Tianguá. No entanto, com o forte volume de chuvas na região e um dos sangradouros da barragem obstruído, a Defesa Civil emitiu um novo alerta de risco de rompimento. Com isso, a Prefeitura de Ubajara decidiu evacuar o local na noite do último sábado (16).

Cerca de 250 famílias que moravam no entorno da barragem do açude Granjeiro foram evacuadas para as casas de parentes e outras para o Santuário da Mãe Rainha, que fica no bairro São Sebastião, em uma área afastada. Ao todo, 513 famílias deveriam ser retiradas, o que corresponde a 3.200 pessoas, mas cerca de 960 moradores se recusaram a sair de suas residências.

Neste domingo (17), o Balneário do Boi Morto foi esvasiado para evitar maiores inundações em caso de rompimento da barragem do açude Granjeiro. Isso porque as águas do Grajeiro abastecem parte do Balneário.

Segundo o prefeito de Ubajara, Renê Vasconcelos, um gabinete de crise foi montado para monitorar a situação do açude e da região. Além disso, neste sábado, aberturas na parede do açude foram feitas por uma escavadeira, para que a água escoe e o volume da água diminua.

“Hoje, a barragem se encontra relativamente estável, com a abertura desse novo sangradouro. Isso foi feito para que o volume do açude diminua e não coloque em risco a vida da população”, afirmou o prefeito.

Ele acrescentou, ainda, que irá se reunir com o proprietário da barragem, com o governador, para que o açude não seja desativado, pois é muito importante para os moradores da região.

A reportagem procurou o proprietário da empresa para ele se manifestar sobre a decisão, mas o responsável estaria em Fortaleza e não foi encontrado.

Fonte: Diário do Nordeste

Mais Lidas

  • Por falta de pagamento, Icasa não treina e jogadores ameaçam não viajar

    Por falta de pagamento, Icasa não treina e jogadores ameaçam não viajar

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Polícia Federal investiga assassinato de dois policiais rodoviários federais na BR-116, em Fortaleza

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • ‘Top Gun: Maverick’ nem estreou ainda e já é sucesso de crítica; filme estreia dia 26

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Dois policiais rodoviários federais são assassinados na BR-116 em Fortaleza

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Roberto Cláudio lidera primeira pesquisa de intenção de votos para governo do Ceará

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0

Últimas Notícias

Ministério da Saúde investiga 47 casos de hepatite infantil de origem misteriosa

Câmara dos deputados aprova texto-base de projeto que substitui a escola pelo “ensino domiciliar”

Universidade Federal do Ceará desenvolve nova “arma” no combate ao coronavírus

Casos de dengue crescem 151% e Brasil registra 265 óbitos em 2022

Ceará é o 5º estado brasileiro com maior número de homicídios em 2022

Clemir Institucional
  • Entre em contato
  • Anuncie Conosco
SOBRE NÓS

    

Levamos ao público, além de fatos de destaque no cenário regional, nacional e mundial, conteúdo diversificado, atualizado e dinâmico. Além de um portal de notícias, buscamos valorizar a cultura do Cariri, bem como suas belezas naturais.

WhatsApp

(88) 9.9205-4502

Facebook

facebook.com/portalbadalo

Instagram

@portalbadalo

Twitter

@portalbadalo

E-mail

contato@badalo.com.br

Telefone

(88) 2157-0177

© Copyright 2019 – Portal de Notícias Badalo

Desenvolvido Por: DaVinci – Marketing & Tecnologia

Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
  • Últimas Notícias
  • Cariri
  • Ceará
  • Esporte
  • Política
  • Policiais

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

Todos os Campos são Obrigatórios Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist