Com 85% das obras concluídas, as modificações no Aeroporto Internacional de Fortaleza, Pinto Martins, devem ser entregues antes de maio de 2020, prazo contratual previsto pela concessão da Agência Nacional de Aviação (ANAC). A previsão é da Fraport Operations para Fortaleza, Alan Veras, que garante que as principais intervenções serão concluídas ainda este ano.
“Estamos trabalhando duro para implementar este ano. A idéia é que de novembro a dezembro será a” cara “do novo aeroporto. Provavelmente teremos uma nova sala de embarque em novembro”, disse Alan Veras durante fala no The People’s Culture & Art Space.
A pista do aeroporto esteve fechada para pousos e decolagens das 5h24 às 10h23 da manhã. Segundo Fraport, para viabilizar o trabalho, a atividade foi previamente coordenada com as companhias aéreas para ajustar o horário dos voos de modo a não afetar os passageiros. Em outros casos, os pousos e decolagens seguem normalmente.
Alan Veras explica que a próxima área principal a ser entregue será a passarela, que deixa o novo local para registro em outubro. Hoje, depois que os passageiros deixam a escada rolante, eles precisam virar à direita para ter acesso ao embarque. A reforma dos banheiros começa a ser feita na parte antiga do terminal aeroportuário, de forma a contemplar o novo projeto atual e também com melhor aproveitamento de luz. A entrega é esperada entre o final do ano e o começo do próximo.
Espera-se que a praça de conveniência e supermercado, que agora conta com 80 lojas, atinja 120. As próximas marcas do McDonald’s devem pousar em setembro ou outubro. A nova sala de embarque e salas VIP também terão mais pontos de venda. Os contratos estão em negociação. “As lojas estão gradualmente passando do último trimestre do ano para a entrega final”, diz o gerente de operações.
No geral, as mudanças no progresso do equipamento a uma taxa de mais de 10% ao mês. Ele ressalta que, mesmo com a inconveniência das intervenções nos aeroportos, o volume de trabalho e de passageiros está aumentando – de 2017 a 2018, há um aumento de 11,5% e neste primeiro semestre o número de turistas internacionais mais que dobrou. em comparação com o semestre. O Fraport conseguiu melhorar as métricas de satisfação do cliente.
A última pesquisa do Ministério das Infra-Estruturas, segundo trimestre deste ano, mostra que, na categoria geral de satisfação de passageiros de 5 a 15 milhões de passageiros por ano, o Pinto Martins está classificado em 4.24, ficando em terceiro lugar. Para o nordeste, perdeu apenas Recife (PE) e superou o de Salvador (BA) em 4,06. Há um ano, na mesma comparação, o aeroporto de Fortaleza foi o pior da categoria 4,23. “Apesar das obras, também conseguimos ser o oitavo mais preciso em mais de 200 aeroportos”, disse ele.
Evolução das Obras de Pinto Martins
2019
Maio: Expandindo o acesso a uma diretoria internacional (maior segurança e controle de passaportes).
Maio: Abertura do novo viaduto no aeroporto que liga o terminal a pista.
Junho: Expansão do saguão de embarque e desembarque internacional, além de novos toaletes, balcões de imigração mais modernos, novos carrosséis de bagagens – com tecnologia de classe mundial – e novos elevadores.
Junho: Abra a estrada de acesso ao novo piso de registro.
Junho: Nova área interna de check-in
Junho: Novo fluxo para passageiros em terra.
Julho: Uma nova escadaria.
Julho: Novo fluxo de conexão doméstico e internacional.