Dois grupos de adolescentes entraram em confronto durante um motim no Centro Educacional Dom Aloísio Lorscheider, no Bairro Mondubim, em Fortaleza, na tarde desta terça-feira (6). Um adolescente morreu, de acordo com Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas).
Conforme relato de testemunhas, os garotos envolvidos na briga eram ligados a facções rivais. Ainda conforme a Seas, o garoto que morreu chegou a ser atendimento por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
Familiares dos internos estiveram no local durante a tarde para saber se ainda há pessoas feridas no local, mas não obtiveram resposta das pessoas no local. “Tem gente que falou que foram 10 feridos, mas a gente não viu quem se feriu, se foram nossos filhos, se teve mesmo alguém ferido ou a gravidade”, relatou a mãe de um interno que esteve no local. Um servidor foi mantido refém durante o conflito.
Durante o motim, jovens destruíram equipamentos do centro socioeducativo e tentaram fuga. Não há confirmação se o grupo conseguiu deixar o local.
Ações para responsabilização administrativa e criminal para os envolvidos estão sendo realizadas, bem como a articulação junto ao sistema de justiça, uma vez que o Cecal (local onde houve o confronto) atende jovens adultos, de 18 a 21 anos.