domingo, 19 de maio de 2024

UPAA Lessa alcança a marca de 1,500 castrações e lança serviço de internamento

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Coordenação de Bem-estar Animal, vem fortalecendo a área de bem-estar animal desde a implantação da Unidade de Pronto Atendimento Animal (UPAA) Lessa, com uma atuação que faz a diferença no cuidado dos animais domésticos daqueles que mais precisam.

Já são 1.500 castrações, com o fechamento do mês de abril. O público prioritário são tutores em situação de vulnerabilidade social, bem como protetores independentes e ONGS. Conforme explica Daniela Goulart, gerente de Bem-estar Animal do Crato, o serviço de castração vem beneficiando animais tutorados bem como animais em situação de rua. “Os protetores independentes têm trazido os animais em situação de rua. Eles já atuam no cuidado e alimentação, nas localidades, e têm trazido esses animais para a castração também”, afirma.

A partir de maio, logo no dia 2, a UPAA Lessa também contará com o serviço de internamento, 24 horas, com consultório, ambulatório, enfermaria, atendimento de urgência e emergência. Serão cinco internações por dia, totalizando 105 por mês.

Para o Dr. Júnior Fernandes, médico veterinário e responsável técnico pela UPAA Lessa, “esta é uma conquista muito grande, a primeira UPA Veterinária da região do Cariri vai beneficiar mais uma vez toda a parcela da população que não tem a condição financeira de levar a um médico privado. É um grande passo para a saúde pública. E a meta é atender animais de pequeno e médio porte”, afirma.

Conforme afirma o veterinário, “o equipamento é um grande avanço para medicina veterinária no interior” e lembrou também dos animais abandonados. “Muitos estão sendo castrados, enquanto aguardam a adoção responsável. Hoje eles têm atendimento diariamente”.

Avanços

Além das castrações, também neste período, foram realizadas 1.814 consultas médicas, 118 cirurgias (geral e ortopédica), 2.670 procedimentos anestésicos, 1.369 exames de imagem (radiografia e ultrassonografia), 1.695 exames laboratoriais, 5.694 de outros procedimentos, como medicações, curativos e outras terapias, além das consultas de retorno e enema.

Atendimento na UPAA

Para o atendimento, os tutores devem apresentar comprovante de residência no Crato; e papel do NIS ou conta de luz com “baixa renda”. E para ONGs e protetores independentes devem estar cadastrados junto à SEMMA. Para agendar as castrações junto à UPAA Lessa, deve-se contatar o WhatsApp: (88) 9.9900-4675 ou na sede, diariamente, das 15h às 16h30.

Outros Posts