terça-feira, 05 de março de 2024

UFCA declara que bolsas e auxílios estudantis serão afetados pelo novo corte orçamentário

Ontem (6), a Universidade Federal do Cariri (UFCA) divulgou uma nota em seu site oficial sobre os novos cortes orçamentários feitos pelo Ministério da Educação e como eles refletem na instituição, visto que a instituição não poderá pagar em dia seus compromissos previstos para o mês de dezembro de 2022. O texto informa que o valor bloqueado para a UFCA foi de R$ 2.483.279,00, deixando o saldo da conta de crédito da Universidade negativo em R$ 743.217,62, comprometendo bolsas e auxílios, junto com alguns empenhos de licitações concluídas ou em andamento, além de contratos de terceirização.

Outras grandes universidades do Brasil se pronunciam sobre cortes do governo Bolsonaro. A Universidade de Brasília (UnB) tratou a situação como “grave e insustentável”. Os auxílios oferecidos pelas universidades são direitos básicos, como alimentação, transporte e moradia. A UFCA declarou que os cortes “significam agora verdadeiras agressões aos milhares de jovens” e que são “insultos ao projeto de desenvolvimento nacional, por meio do conhecimento e da inovação, alicerçado nas universidades e institutos federais”.

Ainda em nota, foi dito que “a UFCA, bem como Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), a União Nacional dos Estudantes (UNE), a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), entre outras, estão empenhadas para que o limite de pagamentos seja novamente disponibilizado”.

 

Outros Posts