Badalo
  • INÍCIO
  • ÚLTIMAS
  • REGIONAL
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • POLICIAIS
sábado, 17 de abril de 2021
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
Governo do Estado Principal
Badalo
  • INÍCIO
  • ÚLTIMAS
  • REGIONAL
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • POLICIAIS
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
Badalo
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados

Saiba quais municípios caririenses têm circulação da nova variante do coronavírus

8 de março de 2021 12:54
Caso suspeito do novo coronavírus no Ceará é descartado pelo Ministério da Saúde

Foto: Alissa Eckert, MS; Dan Higgins, MAM/CDC/Handout via Reuters

Após confirmados os primeiros casos de circulação da nova variante do coronavírus no Cariri, há atenções redobradas em relação a identificação de mais casos suspeitos na região. Na última sexta-feira (6), a Secretaria de Saúde do Crato emitiu pronunciamento sobre um caso confirmado, bem como a investigação de outros casos suspeitos. Conforme nota da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), seguindo dados do IntegraSUS, seis outros municípios caririenses tiveram amostras de casos suspeitos analisados para diagnóstico da nova variante de Covid-19.

Na última quinta (4), a Fiocruz apontou que o Ceará tem o maior índice de prevalência de uma mutação da nova variante brasileira, entre oito estados em que foram realizadas análises pela entidade. A cada dez amostras de infectados cearenses, mais de sete tinham a mutação E484K.

Esta mutação é uma das alterações identificadas na P.1 – a variante brasileira do vírus, identificada inicialmente em Manaus. A mesma mutação está presente nas variantes da África do Sul e do Reino Unido. A suspeita das autoridades sanitárias é de que a mutação E484K ajude o vírus a ser mais transmissível e provoque enfraquecimento da ação de anticorpos humanos. Os estudos sobre essas alterações ainda estão sendo realizados.

Conforme o relatório da Fiocruz, obtido pelo Sistema Verdes Mares, foram analisados amostras de casos suspeitos coletados entre 14 e 25 de fevereiro. Ao todo, 71,1% das amostras do Ceará deram positivo para a nova variante do coronavírus. Destas, 24 foram analisadas, sendo 7 confirmadas para a mutação E484K.

A variante foi analisada nos seguintes municípios:

  • Brejo Santo (4 confirmados – 3 descartados)
  • Várzea Alegre (Nenhum confirmado – 6 descartados)
  • Crato – (1 confirmado – 4 descartados)
  • Araripe – (Nenhum confirmado – 3 descartados)
  • Juazeiro do Norte (2 confirmados – nenhum descartado)
  • Campos Sales (Nenhum conformado – 1 descartado)

Os pesquisadores analisaram mil amostras coletadas durante o mês de fevereiro no Ceará e em outros sete estados (Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Alagoas e Minas Gerais). As amostras foram coletadas sendo selecionadas por critério de qualidade para análise, como explica Eduardo Ruback, pesquisador em saúde pública da Fiocruz Ceará e coordenador de Biologia Molecular da Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19.

Eduardo esclarece que o estudo usado é o mesmo, mas que “das 192 amostras testadas, só havia os dados completos de 172 até o momento de divulgação, e nessas a porcentagem era de 71,1%”.

“Fizemos os cortes de idade, sexo, raça/cor e localidade, mas são poucas amostras para se ter uma estatística segura detalhada. O dado principal é que temos estas variantes já circulando no Estado e, pelo retrato, em grande quantidade. Tem município que não teve nenhum caso, e outros que todas as amostras eram da nova variante”, revela.

O pesquisador alerta que, diante da maior capacidade de transmissão, a nova variante “vai se sobrepor ao vírus original e ser a responsável por essa segunda onda de casos”.

“A ciência continua preconizado que as principais formas de segurar a contaminação são as medidas de prevenção, com distanciamento social, uso de máscaras e higiene das mãos enquanto não pudermos ter uma cobertura vacinal mínima. Medidas que permitam não levar além do limite as estruturas de saúde”, pontua o cientista da Fiocruz.

Com informações do Sistema Verdes Mares

Por: Redação Badalo

Relacionado Posts

Fortaleza enfrenta o Ypiranga-RS hoje pela Copa do Brasil
Esporte

Ceará e Fortaleza decidem vaga nas semifinais da Copa do Nordeste neste fim de semana

EMS Taubaté Funvic vence Minas Tênis Clube e é campeão pela segunda vez
Esporte

EMS Taubaté Funvic vence Minas Tênis Clube e é campeão pela segunda vez

Portugal deve receber brasileiros que testem negativo para Covid-19
Aviação

TAP confirma retomada da rota entre Fortaleza e Lisboa

Mais Lidas

  • Vacina da BCG evita aumento de mortes pela Covid-19, diz estudo

    Por engano, 46 pessoas recebem vacina contra Covid-19 no lugar de dose contra a gripe

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Empresa chega a 30 cidades do Cariri e Centro-sul, com seleção para diversos cargos

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Brotoeja: o que é, no rosto, no bebê, remédios e como tratar

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Em fala sobre Camilo Santana, Lula afirma disputar o ‘coração bondoso’ do governador para Eleições de 2022

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Estátua de Nossa Senhora de Fátima, em Crato, deve receber obras de requalificação

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0

Últimas Notícias

Ceará e Fortaleza decidem vaga nas semifinais da Copa do Nordeste neste fim de semana

EMS Taubaté Funvic vence Minas Tênis Clube e é campeão pela segunda vez

TAP confirma retomada da rota entre Fortaleza e Lisboa

Baturité é o quarto município a decretar lockdown no Ceará após flexibilização

Assentamento 10 de Abril, em Crato, deve receber primeira areninha em zona rural do Ceará

Bruno Sena – Big Banner
  • Entre em contato
  • Anuncie Conosco
SOBRE NÓS

    

Levamos ao público, além de fatos de destaque no cenário regional, nacional e mundial, conteúdo diversificado, atualizado e dinâmico. Além de um portal de notícias, buscamos valorizar a cultura do Cariri, bem como suas belezas naturais.

WhatsApp

(88) 9.9205-4502

Facebook

facebook.com/portalbadalo

Instagram

@portalbadalo

Twitter

@portalbadalo

E-mail

contato@badalo.com.br

Telefone

(88) 2157-0177

© Copyright 2019 – Portal de Notícias Badalo

Desenvolvido Por: DaVinci – Marketing & Tecnologia

Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
  • Últimas Notícias
  • Cariri
  • Ceará
  • Esporte
  • Política
  • Policiais

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

Todos os Campos são Obrigatórios Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist