A Prefeitura do Crato divulgou, em reunião nesta sexta-feira (29) junto a representantes da gestão e do Governo do Estado, projeto de revitalização do centro histórico da cidade, que além de valorização das fachadas dos imóveis das principais vias também prevê obra de implantação da rede elétrica subterrânea na região. De acordo com a administração municipal, o projeto tem como meta realizar a retirada das fiações elétricas da superfície e construir uma rede subterrânea, incluindo as ligações relacionadas às telecomunicações.
A meta é valorizar as fachadas do centro da cidade, principalmente os localizados à Rua Dr. João Pessoa, passando pela Miguel Lima Verde, Cel. Antônio Luiz, até o Crato Tênis Clube, além de todo o entorno da Praça da Sé. Nessa primeira reunião de trabalho já ficou acertado que em fevereiro uma equipe da Enel e da secretaria de Infraestrutura do Estado, irão iniciar todo esse processo, retirando toda a poluição visual na principal rua comercial da cidade.
O projeto foi definido pelo prefeito Zé Ailton Brasil, com participação do Secretário Executivo de Planejamento da Secretaria de Infraestrutura do Estado, Paulo César, a arquiteta da Seinfra/CE, Carolina Rocha, e o Coordenador de Energia e Telecomunicação da Seinfra/CE, Jefferson Ventura, além do representante da ENEL, Carlos Gomes, e o secretário de Infraestrutura do Crato, Ítalo Samuel.
O trabalho a ser realizado conta com a parceria do Governo do Ceará e da Prefeitura do Crato. Segundo o prefeito Zé Ailton Brasil, esse projeto foi solicitado ao governado do Estado, Camilo Santana, ainda no mês de novembro do ano passado.