Em reunião realizada nesta quarta-feira (11), junto a gestão administrativa Aena Desarrollo Internacional Brasil em Recife, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Juazeiro do Norte, Michel Araújo, e o empresário juazeirense Roberto Celestino, foi discutido os parâmetros para quando a nova concessionária vier a assumir o Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes. Dentre outras pautas, foi definido um cronograma para início da cogestão, prevista para o mês que vem, além de um plano para difusão do turismo caririense na Europa.
O diretor geral da empresa espanhola no país, Santiago Yus, recebeu Michel e Celestino a fim de definir prazos para realização da aproximação da concessionária no Ceará e também inteirar-se sobre o potencial do terminal, que hoje serve a toda região do Cariri e estados vizinhos.
“Chegamos de Recife, onde eu e Michel Araújo tivemos uma reunião com o Santiago Yus, no qual falamos sobre o aeroporto de Juazeiro do Norte. Já havíamos dado início ao diálogo quando este ainda estava como administrador do aeroporto de Tenerife, uma ilha espanhola, e hoje pudemos definir as potencialidades e melhorias que o equipamento deve receber”, explanou Roberto Celestino em entrevista ao Badalo.
Segundo ele, algumas dúvidas sobre o potencial de transporte aéreo na região foram esclarecidas a Yus, inclusive com a proposta da estatal espanhola em difundir o turismo regional para fora do país em parceria com a empresa. “Ele se mostrou muito receptivo, propondo inclusive plano de desenvolvimento da Aena a ajudar o Cariri a divulgar o destino turístico da nossa região na Europa”, completa o empresário.
Início da concessão
A nova concessionária do Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes deverá assumir o equipamento, em cogestão junto a Infraero, no próximo dia 7 de outubro. A previsão é de que nos próximos dois meses a direção da empresa espanhola virá a Juazeiro do Norte discutir com o prefeito, Arnon Bezerra, e com o governador, Camilo Santana, as intervenções planejadas, visando a expansão aeroportuária e o desenvolvimento regional.
A gestão definitiva, no entanto, só deve dar início no dia 15 de janeiro de 2020, quando a concessionária assume totalmente o controle do terminal. O contrato de concessão, por 30 anos, com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), foi assinado na última sexta-feira (6) pelo presidente Bolsonaro, e prevê que em 180 dias a Aena Desarrollo deverá realizar ações imediatas, como a revitalização das sinalizações, dentro e fora do terminal de passageiros, disponibilização de Wi-Fi gratuito e esteiras rolantes para restituição de bagagens.
O investimento previsto para o aeroporto de Juazeiro do Norte é de R$190 milhões, sendo que já foi divulgado esta semana que empresa veio a procurar o Banco do Nordeste (BNB) para conhecer as linhas de financiamento para as obras. No entanto, nada ainda foi consolidado.