sábado, 24 de fevereiro de 2024

Projeto “OcupAt” da Secult Crato selecionará artistas para “Intervenção Artístico-Urbana”

Objetivando fomentar iniciativas de artistas individuais no campo das artes visuais, contribuindo para a inclusão social, o fortalecimento da cidadania e a efetivação dos direitos culturais no município do Crato, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, lança o projeto “OcupAt”, onde serão selecionados 05 artistas, através de edital, para fazer “Intervenção Artístico-Urbana”, na cidade.

O referido edital é uma ação que tem como objetivo incrementar a criação, a produção cultural e o desenvolvimento de atividades que fortaleçam e articulem as cadeias produtivas que formam a economia da cultura. Tem ainda a finalidade de fomentar iniciativas de artistas individuais no campo das artes visuais, contribuindo para a inclusão social, o fortalecimento da cidadania e a efetivação dos direitos culturais no município. As inscrições estão abertas até o próximo dia 31 de julho no Mapa Cultural por meio do link https://mapacultural.secult.ce.gov.br/oportunidade/4344/.

Serão selecionados e contratados 05 Artistas Visuais do município do Crato para realização de “Intervenção Artístico-Urbana”, em espaço de 180m² por artista selecionado, tendo como metodologia o envolvimento da comunidade. A intervenção artística será realizada no paredão do viaduto do Bairro Alto da Penha, localizado na Rua José Marrocos, no Município do Crato. A previsão da divulgação do resultado final é no próximo 15 de agosto.

De acordo com o Secretário de Cultura do Crato, Amadeu de Freitas, o edital do projeto OcupArte, que significa ocupar espaços urbanos com arte, tem a finalidade de transformar paredões, muros e viadutos públicos em locais de exibição do trabalho artístico da pintura de artistas cratenses.

“Além de tornar lugares agradáveis, a iniciativa fomenta a arte e o acesso da população à obras de arte. Esse é um projeto piloto. A Secretaria Municipal de Cultura pretende levar essa proposta para outras localidades. Outro aspecto importante do projeto é a metodologia do envolvimento da comunidade local na execução das pinturas pelos artistas selecionados”, destaca .

A interação direta da comunidade com a pintura artística de muros também é uma oportunidade valiosa para educar e conscientizar sobre questões sociais relevantes. O uso da arte como meio de transmitir mensagens e levantar debates sobre temas como sustentabilidade, diversidade, inclusão e justiça social é uma maneira poderosa de mobilizar pessoas e promover mudanças positivas na sociedade.

A arte visual e a pintura artística de muros, com a contribuição ativa da comunidade, são expressões artísticas capazes de unir pessoas, dar voz a diferentes culturas e perspectivas, revitalizar espaços urbanos e estimular reflexões sobre questões sociais. Essas manifestações artísticas são instrumentos poderosos para inspirar, empoderar e construir uma comunidade mais coesa, vibrante e consciente de sua própria identidade e potencial.

Outros Posts