segunda-feira, 15 de julho de 2024

PPP do esgoto beneficiará cerca de 342 mil pessoas na região na Região Metropolitana do Cariri

Com um valor de R$ 19,028 bilhões, foi definida a empresa arrematante do leilão da Parceria Público-Privada (PPP) de esgoto: a empresa Aegea terá a concessão dos serviços de universalização do esgotamento sanitário das Regiões Metropolitanas de Fortaleza (RMF) e do Cariri (RMC). Do montante, R$7,652 bilhões serão direcionados para o bloco 1, que atende a região do Cariri, beneficiando aproximadamente 342 mil pessoas.

Os seis municípios contemplados pelo projeto na região são: Juazeiro do Norte, Barbalha, Farias Brito, Missão Velha, Nova Olinda, Santana do Cariri. Além destes, outros 11 municípios da parte sul da RMF também estão contemplados no bloco 1: Aquiraz, Cascavel, Chorozinho, Eusébio, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus e Pacatuba.

Considerado um dos maiores e mais abrangentes projetos de saneamento básico da história do estado a PPP– que é anterior ao Marco Legal do Saneamento, elevará para 90% o percentual de atendimento de esgotamento sanitário em 2033, marco histórico e almejado para a região que é referência em riquezas naturais, da chapada à floresta. O atingimento das metas não paralisará o crescimento, que alcançará 95% de cobertura de atendimento em 2040, como previa o projeto inicial da companhia e do Governo do Ceará.

Leilão da PPP
O evento ocorreu na última terça-feira (27), na sede da Bolsa de Valores São Paulo (B3), em São Paulo (SP). Além da arrematante, concorreram ao projeto os grupos Iguá Saneamento, Consórcio Marquise e Consórcio Norte-Sul (Terra Com, CDG,Encalso, Hidrosystem). Este último concorreu apenas ao bloco 1 da PPP.

Participaram a Governadora do Ceará, Izolda Cela, e o presidente da Cagece, Neuri Freitas. Também estiveram presentes, o ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, e o diretor de Infraestrutura de Concessões do BNDES, Fábio Abrahão.

Outros Posts