quinta-feira, 18 de julho de 2024

População cratense inicia escolha de delegados e propostas durante pré-conferência municipal de Saúde

Dona Margarida da Hora, ex-conselheira da saúde e militante dos agricultores e agricultoras cratenses, chegou cedo à igreja do distrito de Santa Fé, para participar da primeira pré-conferência municipal de Saúde, fase preparatória para a 11ª Conferência Municipal de Saúde do Crato.

Ao longo da reunião ela vai apresentando os avanços e também os desafios que a saúde pública enfrenta na zona rural do município. O sonho dela e de parte da população ali presente é ter um maior número de exames e consultas disponíveis; mais equipes de Saúde da Família, para atender as populações dos sítios, distantes da sede do distrito, dentre outras solicitações.

A concretização dessas demandas esbarraram, hoje, no financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS), também debatido pelos participantes. Para eles, a revisão da tabela do SUS e também a ampliação de recursos para área é urgente.

A área da saúde mental também recebeu atenção especial. Para a jovem Flávia Ferreira da Silva, “é de suma importância que a gente tenha psicólogos disponíveis para o atendimento nos postos e nas escolas”. E reforça a importância de uma ação cada vez mais interssetorial.

A manhã seguiu, com cada participante, usuários do SUS, profissionais, representantes de Associações, jovens e adultos, pensando e projetando um SUS com melhor atendimento, mais amplo e de forma equânime.

As pré-conferências seguem até sexta-feira, dia 17, em Crato, e toda população está convidada para participar desse momento tão importante de planejamento da política pública da saúde. Hoje, o evento reúne a população da Ponta da Serra, Dom Quintino e localidades adjacentes. No dia 16, Belmonte, Lameiro e localidades adjacentes; e 17, no bairro Mirandão (sede, Bela Vista, Baixio das Palmeiras, Guaribas, Campo Alegre, Muriti, Vila São Bento, Grangeiro, Santa Rosa e localidades adjacentes).

Com a conclusão destas plenárias ampliadas nas localidades, os delegados e delegadas seguirão para a etapa Municipal, a 11ª Conferência Municipal de Saúde, prevista para o dia 28 de março, onde serão eleitos(as) os(as) delegados(as) que irão participar da etapa regional.

Outros Posts