domingo, 26 de maio de 2024

Parapentista é resgatado no Horto, em Juazeiro do Norte, pela Ciopaer e pelo Corpo de Bombeiros

Um parapentista de 51 anos foi resgatado por equipes da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). O atendimento foi registrado na Colina do Horto, em Juazeiro do Norte, durante a noite deste domingo (16). O homem que ainda não foi identificado, caiu no local conhecido como “pedra do vento”, de difícil acesso devido às rochas irregulares, mato alto e piso escorregadio e instável.

As equipes da Ciopaer, do CBMCE e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) sobre a ocorrência. A vítima estava com um grupo de parapentistas e foi um dos últimos a saltar na Colina. O homem foi encontrado inconsciente, em um trecho que ficava a aproximadamente 150 metros abaixo do ponto de onde ele saltou.

Para o resgate, foi aberta uma trilha para chegar ao ponto da queda. A vítima foi estabilizada e imobilizada pelos bombeiros, sendo içada em seguida pela aeronave até o ponto mais próximo, onde foi colocada em uma ambulância do Samu e levada para o hospital mais próximo.

“É importante mencionar que além da complexidade do local, por conta da geografia, tem a visibilidade. O atendimento foi durante a noite e com a pouca visibilidade do horário, então a dificuldade foi ainda maior”, detalha o tenente do CBMCE, Nivau Soares, lotado na Ciopaer.

Confira abaixo o vídeo do resgate disponibilizado pela SSPDS-CE.

Outros Posts