A obra de requalificação do Canal do Rio Grangeiro, a maior da história do Crato, recebeu a visita do governador Elmano de Freitas na tarde desta quinta-feira (15). O prefeito André Barreto, apesar de ainda estar de férias, acompanhou o chefe do Executivo estadual durante a agenda.
A visita concentrou-se no trecho à altura da Ponte de Bia, onde estão em execução uma bacia de amortecimento e um vertedouro do tipo labirinto, estruturas destinadas ao controle das águas provenientes da serra. O objetivo é adequar a vazão, que será triplicada para 270 m³/s, e a velocidade da água, que poderá chegar a até 6 m/s, solucionando de forma definitiva os problemas de enchentes na área.
“Tenho muito orgulho de estar acompanhando o andamento desta obra tão sonhada. Sem dúvidas, algo histórico para o Crato”, destacou o governador Elmano de Freitas.
Nas primeira e segunda etapas, o Governo do Estado está investindo R$ 104 milhões. O projeto prevê um novo formato para o canal, com estrutura retangular e verticalizada, além da urbanização de toda a extensão da Avenida José Alves de Figueiredo, em um trecho de 2,6 quilômetros.
“Tenho certeza de que essa requalificação vai marcar para sempre o povo cratense”, afirmou o prefeito André Barreto.
Segundo o gerente regional da Superintendência de Obras Públicas (SOP), José Muniz, os trabalhos devem ser intensificados a partir de fevereiro, com previsão de conclusão até o fim deste ano.

























