terça-feira, 05 de março de 2024

Missão Velha sobe 33 posições no ranking do programa Previne Brasil e ocupa 1º lugar na Regional de Saúde

Os serviços de atendimento em saúde primária à população de Missão Velha sempre foram tratados como primordiais na gestão do prefeito Rosemberg Macedo (Dr.Lorim). Prova disto, é que o município subiu 33 posições do 1º quadrimestre de 2022 para o 2º quadrimestre de 2022 na avaliação do Previne Brasil, 2022, cujo resultado foi divulgado na última sexta-feira (8). O programa avalia o desempenho dos municípios em relação aos serviços de atenção primária em saúde.

Os indicadores colocam Missão Velha em 1º lugar na Regional de Saúde que compreende os municípios de Juazeiro do Norte, Barbalha, Jardim, Cariaçu e Grangeiro, ocupando a 79ª posição do ranking que inclui todos os municípios do Ceará.

O desempenho confirma o bom trabalho prestado pelos profissionais da Secretaria de Saúde do município, que inclui a equipe administrativa e a equipe da atenção primária de saúde. A boa avaliação é resultado do planejamento e execução das ações junto aos serviços de saúde.

De acordo com prefeito esse é um resultado muito importante para o município. “O resultado mostra que quando a Saúde é tratada como prioridade e respeito, por uma gestão comprometida, junto com uma equipe de excelentes profissionais, os resultados aparecem. Parabéns a todos os envolvidos por este resultado. Vamos trabalhar para melhorar os índices ainda mais”, declarou o prefeito.

A secretária de Saúde do município, Kay France Quindere, ressaltou a importância dos trabalhos realizados e parabenizou as equipes de saúde. “Todos que compõem a equipe da saúde de Missão Velha sintam-se parabenizados pelo engajamento nessa conquista. Nós que compomos a gestão municipal, sendo sensíveis a este fato, não podemos deixar de reconhecer o apoio da nossa equipe”, frisou a secretária.

Sobre o Previne Brasil

O programa Previne Brasil foi instituído pela Portaria nº 2.979, do Ministério da saúde, em 12 de novembro de 2019. O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em três critérios: captação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas. O município recebe recursos para investimentos na Saúde a partir do desempenho nos indicadores do programa.

A cada quatro meses, o desempenho dos municípios brasileiros na atenção primária é avaliado e tem impacto financeiro no financiamento federal. São avaliados o Indicador Sintético Final (ISF) de cada município.

O ISF é a média dos percentuais individuais de cada um dos sete indicadores do programa Previne Brasil e serve de base para a avaliação, pelo Ministério da Saúde, do desempenho e da qualidade dos serviços oferecidos aos usuários, para fins de financiamento das ações de saúde.

Os indicadores do Previne Brasil em 2022, são: Proporção de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas pré-natal realizadas, sendo a 1ª (primeira) até a 12ª (décima segunda) semana de gestação; Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV; Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado; Proporção de mulheres com coleta de citopatológico na Atenção Primária à Saúde; Proporção de crianças de 1 (um) ano de idade vacinadas na Atenção Primária à Saúde contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por haemophilus influenza, tipo B e Poliomielite inativada; Proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre; e Proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre.

Outros Posts