quarta-feira, 29 de maio de 2024

Juazeiro recebe certificação ouro pelo Plano Municipal pela Primeira Infância

Juazeiro do Norte foi agraciado com a certificação ouro do Governo do Estado pelo processo de atualização e sanção do Plano Municipal Intersetorial da Primeira Infância. A solenidade de entrega foi realizada nesta quinta-feira, 15, em Fortaleza.

“A certificação do Governo do Estado, na categoria ouro, reconhece o compromisso da gestão municipal em seguir como exemplo nas políticas públicas direcionadas à primeira infância”, aponta Josy Lima, titular da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho – SEDEST. A premiação foi recebida por Idárlem Vida, coordenadora do Programa Criança Feliz no município e representante da pasta na ocasião.

A premiação estadual elenca como “cidade bronze” os municípios que tiverem o plano realizado, mas ainda não submetido aos devidos órgãos municipais; como cidades “prata” as que possuam plano aprovado no respectivo conselho municipal da criança; e como “ouro” as que estiverem com o plano aprovado, instituído e com recursos definidos no orçamento público municipal.

Objetivando orientar as decisões políticas e investimentos na primeira infância, o Plano Municipal de Juazeiro tem como eixos temáticos saúde, educação, assistência social, cidadania, o espaço e o direito de brincar e meio ambiente e sustentabilidade. Com o processo de atualização, Juazeiro destaca-se como pioneira do interior do Ceará na inclusão das qualificações orçamentárias nas ações estratégicas do plano, considerando a necessidade de um modelo de gestão que contemple a primeira infância de forma integral.

Outros Posts