quinta-feira, 18 de julho de 2024

Juazeiro do Norte investe em geração de energia limpa e sustentável

Visando promover a geração de energia suficiente para atender as demandas da Educação, a Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Educação, está investindo na instalação de sistemas fotovoltaicos nas obras que estão sendo executadas. Serão instalados cerca de 2.900 painéis solares divididos em cinco edificações.

O Complexo operacional da Seduc é um desses exemplos. Com um projeto inovador, o equipamento contará com o depósito da Alimentação Escolar, Almoxarifado Central e um Centro Administrativo para o transporte escolar, onde terão painéis solares para garantir a eficiência energética limpa e renovável. A utilização da usina irá suprir 75% de toda a energia consumida nas unidades escolares.

A construção dos novos prédios das escolas Madre Maria Villac, Irmã Neli, José Marrocos, bem como da escola no Conjunto Padre Cícero também receberá o sistema, que corresponderá a 25% desta geração de energia.

Com geração total de 200.000kwh/mês, a iniciativa irá proporcionar uma redução de aproximadamente R$200 mil por mês, que deverão ser revertidos para investimentos na área da infraestrutura das unidades escolares do município.

Além da economia, o impacto maior será na conscientização de preservação dos recursos naturais, que poderão ser trabalhados nas escolas junto aos alunos. O engenheiro da Seduc, Valdo Filho, ressalta que outra vantagem é que os painéis solares apresentam uma baixa necessidade de manutenção, e a limpeza pode ser realizada de forma mais acessível. A previsão é que até dezembro esta usina já esteja interligada na rede para seu funcionamento normal.

Outros Posts