Em 14 de junho, celebra-se, em âmbito mundial, o Dia do Doador de Sangue. A data é tradicionalmente comemorada nos postos do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Nesse sentido, uma programação está sendo preparada para parabenizar os voluntários e conscientizar mais pessoas acerca da importância de manter a regularidade do gesto.
“Doar sangue é essencial para que a gente continue salvando vidas. Por meio da atitude solidária dos voluntários, atendemos mais de 480 unidades de saúde cearenses. O momento será importante para agradecer a solidariedade e proporcionar um momento especial”, informa Nágela Lima, coordenadora da captação de doadores do Hemoce.
Para se candidatar à doação de sangue, é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade devem portar o Termo de Consentimento padrão assinado por pais ou responsável legal. Além de ajudar o próximo, doadores ainda têm direito à uma folga no dia da doação, um check-up gratuito (que é feito antes do procedimento, para garantir que a pessoa pode doar) e, em alguns estados, até à meia-entrada em eventos, cinemas e afins.
Fábio Júnior Pereira, trabalhador autônomo, doou a primeira vez para ajudar o irmão, e segue como doador até hoje. “Sempre que eu doo, me sinto bem”, afirma. Confira a declaração na íntegra no reprodutor de áudio abaixo.
Já para o auxiliar de faturamento Danilo Ribaz, a inspiração veio de uma pessoa próxima. “Eu comecei a minha rotina de doador através do empurrão de uma pessoa que eu admiro muito como exemplo de vida, dedicação e profissionalismo”, disse. Danilo trabalha em um ambiente hospitalar, e vê de perto a importância deste ato de amor ao próximo.
“Não sei se por meu caso ser um pouco mais específico, por trabalhar em um ambiente hospitalar e ver, por vezes, muitas pessoas fragilizadas chegarem para receber o tratamento de transfusão e saber que posso ajudar diretamente… O sentimento que fica é de dever cumprido e de ter tido o mínimo de empatia para com o próximo.”
Para oferecer atendimento ágil, o Hemoce está recebendo doadores com hora marcada. Os voluntários podem agendar um horário pelo site doador.hemoce.ce.gov.br ou pelos telefones de contato de cada unidade.
Unidades Crato e Juazeiro do Norte
Das 8h30 às 12h desta terça-feira (14), as unidades do Hemoce em Crato (localizado na rua Coronel Antônio Luíz, nº 1111, bairro Pimenta) e Juazeiro do Norte (rua Beata Maria de Araújo, nº 30, Romeirão) recebem uma programa especial para receber os voluntários. Na unidade Crato, haverá apresentação musical; palestra e aferição de pressão; palestra educativa e serviços de beleza. Já em Juazeiro, haverá massoterapia; corte de cabelo; apresentação do mascote Solumed; spa das mãos e dicas de maquiagem.
Apesar de a programação ir até meio-dia, ambos os locais ficam abertos até às 17h.
Campanha de conscientização
Simultaneamente, durante o mês de junho, o Hemoce lançou uma nova campanha de sensibilização para a doação de sangue, cujo tema é Quantas vidas cabem em uma vida só?
A proposta, desenvolvida pelo Instituto Pró-Hemo, traz uma reflexão sobre quantas pessoas podem ser beneficiadas com um único gesto. O material, divulgado nas redes sociais do Hemoce, está disponível para compartilhamento.
Junho Vermelho
Incorporado à união de esforços, destaca-se o Junho Vermelho. Criada em 2015 pelo movimento Eu Dou Sangue, a ação surgiu para aumentar o número de doações neste período em que a adesão tende a ser menos expressiva em virtude das temperaturas tradicionalmente mais baixas em algumas regiões brasileiras. Por ser também um período de férias escolares, muitas famílias viajam, fato que contribui para a redução do estoque de sangue em alguns hemocentros.
Neste mês, diversos equipamentos públicos e privados no Estado estarão iluminados de vermelho, a exemplo do Alto do Cristo e da saída do Arco do Triunfo, em Sobral; da estátua do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte; das unidades do Vapt Vupt de ambos os municípios, além dos postos situados nos bairros Messejana e Antônio Bezerra, na capital cearense.