O grupo musical Trigo Limpo, integrante do Teatro da Associação Cultural e Recreativa de Tondela (Acert), em Portugal, esteve no Cariri de 26 a 28 de julho, compondo a programação do 2º Encontro de Artes, Saberes e Culturas dos Sertões.
O grupo veio na intenção de fazer um intercâmbio cultural, que consiste em uma troca de conhecimentos, costumes e informações que influenciam indivíduos de maneira definitiva, tanto na formação profissional como pessoal, promovendo o enriquecimento intelectual e a percepção global de valores, expandido com a experiência do evento.
Os portugueses José Rui Martins, ator, e Luísa Vieira, musicóloga, visitaram a Escola de Saberes de Barbalha, a Casa de Cultura e Saberes Rosemberg Cariry (Farias Brito), Escola de Saberes Ave Poesia (Assaré) e Casa de Saberes Cego Aderaldo (Quixadá), além dos dois escritórios regionais da Secult no Cariri (Vila da Música) e no Sertão Central, bem como o terreiro de Mestre Aldenir (Crato), o ateliê de Espedito Seleiro e a Fundação Fundação Casa Grande, em Nova Olinda. A visita foi guiada pelo secretário de Cultura do Crato, Wilton Dedê.
Eles ainda prometeram voltar e deixaram claro que as portas lusitanas estão abertas para os caririenses que desejam também permear intercâmbio cultural no país, através de instituições de ensino superior ou organizações não governamentais.