domingo, 16 de junho de 2024

Grupamento Ambiental Metropolitano de Juazeiro é pioneiro no Ceará

Em combate aos crimes ambientais e maus-tratos contra animais, a Guarda Civil Metropolitana de Juazeiro – GCM realizou, pela segunda vez, a formatura de um grupamento pioneiro, em nível estadual, na quinta-feira, 20, no Parque Ecológico das Timbaúbas. O Grupamento Ambiental Metropolitano – GAM, que agora conta com 16 profissionais da Guarda Municipal, é o único do Ceará a possuir lei instituída.

A solenidade iniciou com a apresentação da Banda de Música Padre Cícero e contou com o juramento da turma do grupamento, formado e capacitado pela Academia Municipal de Segurança Pública – AMUSP. Houve, também, após a entrega dos certificados ao efetivo, a distribuição de mudas de plantas e sementes, pela Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos – SEMASP.

A sede do GAM será localizada dentro do Parque Ecológico das Timbaúbas. Com fiscalização na área interna e ocorrências externas, o grupamento, visando a proteção e vigilância do patrimônio ecológico, objetiva dar continuidade às provas práticas, com treinamento contínuo. O grupamento atuará em parceria com a Autarquia Municipal de Meio Ambiente – AMAJU e a SEMASP.

O secretário de Segurança Pública e Cidadania, Cláudio Luz, ressaltou o grupamento como um acontecimento histórico no município, e disse que o GAM tem empenho para preservar a fauna e a flora e citou as Áreas de Proteção Ambiental (APA): O Parque Ecológico das Timbaúbas e o Horto. “A sociedade civil, hoje, está muito organizada na defesa dos animais, e o grupamento vem fazer esse trabalho conjunto”, afirmou.

O Prefeito Glêdson Bezerra deu ênfase ao destaque estadual da Guarda Civil Metropolitana, que foi pioneira com a Patrulha Maria da Penha e, agora, com o GAM. O gestor afirmou que o Município vem servindo de espelhamento para as demais localidades. “O grupamento surge com profissionais capacitados. Fizemos um investimento na Guarda Municipal, contratamos novos 65 guardas; viatura nova; motocicletas novas; fardamento novo e faremos um investimento do pagamento dos salários necessários para isso”, afirma Glêdson.

O comandante da GCM, Jozimar Correia, afirmou que os profissionais do Grupamento Ambiental seguirão no aperfeiçoamento teórico e prático, e enfatizou a atuação dos outros grupamentos, como o Rondas Operacionais de Prevenção Escolar – ROPE, o Grupo Tático Motorizado e a Patrulha Maria da Penha, que atuam para trazer segurança à população.

Estiveram presentes na cerimônia de formatura a vereadora Jaqueline Gouveia, a diretora do Centro de Zoonoses, Eliziane Lucena, representantes da Escola Ambiental Monsenhor Murilo de Sá Barreto; além de representantes do secretariado municipal e das forças de Segurança Pública.

 

Outros Posts