quinta-feira, 18 de julho de 2024

Governo do Ceará apresenta fóssil Ubirajara jubatus

O fóssil Ubirajara jubatus cumpre mais uma etapa de retorno ao seu sítio nesta quarta-feira (14), quando será apresentado aos cearenses em cerimônia no Palácio da Abolição, às 15 horas, com a presença do governador Elmano de Freitas.

Na solenidade, o patrimônio será entregue para o Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, da Universidade Regional do Cariri (Urca), localizado em Santana do Cariri.

Ubirajara jubatus

A cerimônia de repatriação do fóssil do dinossauro Ubirajara jubatus foi realizada na última segunda-feira (12), em Brasília, com a presença de autoridades brasileiras e alemãs. A relíquia foi levada ilegalmente da Bacia do Araripe, no Cariri, para a Alemanha há quase 30 anos.

Ele é a primeira espécie não-aviária de dinossauro encontrada com material semelhante a penas preservado na América Latina, sendo considerada um marco na Paleontologia.

Ubirajara jubatus foi um dinossauro datado do período Cretáceo, que viveu há cerca de 110 milhões de anos. Há pelo menos 17 anos a relíquia compunha o acervo do Museu de História Natural de Karlsruhe, na Alemanha. Em 2020, um grupo de pesquisadores alemães publicou um artigo científico no periódico Cretaceus Research com detalhes sobre o fóssil, sua origem e nomeando o mesmo. Essa ação levou à mobilização da comunidade científica brasileira e internacional para a retirada do artigo de circulação e devolução do patrimônio à sua terra de origem.

Outros Posts