Acontece neste sábado (23) das 09h às 18h no auditório do Geopark Araripe, o seminário Agenda 2030 – Cultura do Cariri Implementando os ODS. O evento é destinado ao lançamento do Projeto Biomas Culturais, que visa incentivar gestores públicos e privados do sul do Ceará a implementar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) presentes na Agenda 2030 da região do Cariri cearense.
De acordo com Manuel Gama, pesquisador da Universidade do Minho, em Portugal, o Cariri tem um potencial imenso com seu patrimônio cultural, natural, material e imaterial, o que por si é um ponto de partida muito positivo para o desenvolvimento dos Biomas Culturais e a implementação das ODS pela Agenda 2030.
“O projeto Biomas tem esta particularidade de integrar, de poder caminhar junto com parceiras que considero importantes como a Urca, o Geopark Araripe, as Prefeituras e suas secretarias municipais, os agentes dos territórios e os fazedores de cultura para pensar o futuro. O importante é que a comunidade se aproprie deste projeto e o torne seu”.
A Cultura tem um papel preponderante na implementação dessas metas. Nesse sentido, o Projeto Biomas Culturais pretende pôr em prática essa afirmação aplicando-a na gestão pública, privada e na sociedade civil, com formações, planejamento e ações criadas coletivamente e implementadas na região do Cariri.
Segundo Américo Córdula, consultor cultural, e um dos idealizadores do projeto junto com Claudia Gonçalves e Dani Torres, que foram inspirados pelo conceito de bioma e sua diversidade. “O Biomas parte de uma pergunta importante que surgiu neste processo de construção: Quais as culturas presentes nestes biomas? A ideia é que possamos divulgar as ODS da Agenda 2030 nestes 29 municípios tendo o viés da cultura como suporte para uma discussão e um aprofundamento mais amplo do que nos sugere à Unesco. Levando em consideração as particularidades de cada território.”, pontua.
O Coletivo Biomas Culturais é uma proposição de três instituições: Córdula Responsabilidade Cultural, Cultura e Mercado e do Instituto Vasco Carmona.
O seminário Agenda 2030 é uma realização conjunta, oferecida por: Biomas Culturais, Instituto Dragão do Mar, Mirante do Caldas, Vila da Música, Secretaria da Cultura do Estado (Secult), Universidade Regional do Cariri (UFCA), Observatório de Políticas de Ciência, Comunicação e Cultura e Geopark Araripe. A inciativa também conta com o apoio da Unesco.
Agenda 2030
Aprovada pela ONU em 25 de setembro de 2015, a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, constituída por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), desdobrados em 169 metas, é um contrato social mundial com o objetivo de resolver necessidades das pessoas, enfatizando que ninguém deve ser deixado para trás. Trata-se de uma agenda abrangente e ambiciosa que aborda várias dimensões do desenvolvimento sustentável (social, econômico, ambiental) e que promovam a paz, a justiça e instituições eficazes.
O evento será transmitido ao vivo pelo Canal do Youtube – ONG BEATOS