Nesta terça-feira (10), foi concluída a escavação do túnel Milagres, localizado na divisa entre o Ceará e Pernambuco, no Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco. A previsão de conclusão da obra era agosto, mas o Ministério da Integração Nacional (MI) adiou a data, e informou que as águas do Rio São Francisco só devem atravessar a estrutura em setembro deste ano.
Com o término das escavações, agora as equipes técnicas vão trabalhar nos serviços finais do túnel Milagres: piso e acabamento interno das paredes. A estrutura do túnel tem quase um quilômetro de extensão e cerca de nove metros de diâmetro. A obra faz parte da etapa 1N do Eixo Norte, primeira estrutura de engenharia do projeto no estado do Ceará e a última construção da etapa.
Atualmente, as águas do Rio São Francisco já avançam por 80 quilômetros dos canais do Eixo Norte até a terceira estação de bombeamento (EBI-3). Trechos da etapa 1N estão com trabalhos 24 horas por dia e empregam mais mil profissionais. Ao todo, o Eixo Norte é composto por 260 quilômetros de extensão, distribuídos em três etapas: 1N (140 quilômetros); 2N (39 quilômetros) e 3N (81 quilômetros).
Ao todo, o Eixo Norte é composto por 260 quilômetros de extensão, distribuídos em três etapas: 1N (140 quilômetros); 2N (39 quilômetros) e 3N (81 quilômetros). Ele registra 96% de sua execução física. São três estações de bombeamento, 15 reservatórios, oito aquedutos e três túneis.
A primeira etapa (1N) do Eixo Norte é responsável por dar funcionalidade ao trecho, pois capta a água do Rio São Francisco, em Cabrobó (PE), e a elevará por 188,1 metros de altura – por meio das três estações de bombeamento (EBI-1, 2 e 3). Após bombeada, a água seguirá por gravidade até os estados do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte; Essa água já abastece 12 mil moradores em comunidades rurais de Cabrobó e Terra Nova (PE).