Neste 8 de agosto é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Colesterol. O Portal Badalo conversou com o nutricionista Álisson Nelo para tirar dúvidas sobre o que é o colesterol, quais doenças são ocasionadas pelo excesso dele no sangue e como evitá-las.
O que é colesterol?
O colesterol é um tipo de gordura produzida em nosso organismo que tem o papel de manter as células funcionando e de auxiliar na produção de hormônios e vitamina D. Apesar de ser temido, ele só causa mal à saúde quando está em excesso no sangue.
Qual a diferença entre “colesterol bom” e “colesterol ruim”?
O “colesterol ruim” deposita-se nos vasos sanguíneos, causando riscos e danos à saúde. O “colesterol bom”, por fazer o transporte reverso, que leva o “colesterol ruim” presente nos tecidos e vasos para o fígado, ajuda a proteger o indivíduo contra o desenvolvimento de doenças. Geralmente, a alta no colesterol ruim está associado a baixa taxa de colesterol bom, o que agrava o quadro.
O colesterol elevado está ligado à obesidade?
Nem sempre a obesidade está relacionada à taxas elevadas de colesterol. Porém, um indivíduo com diagnóstico de obesidade possui um fator de risco para o aumento do colesterol.
Quais doenças o colesterol alto pode causar?
O colesterol alto no organismo pode causar doenças arteriais, infarto do miocárdio e Acidente Vascular Cerebral (AVC). Além disso, evidências recentes mostram que o aumento do colesterol está também associado ao fator de risco para o Mal de Alzheimer.
Quais são as recomendações para evitar o colesterol alto?
Praticar exercícios físicos regularmente; beber bastante água (mais de 2 litros por dia); fracionar adequadamente as refeições (5 a 6 refeições por dia); ingerir diariamente frutas, verduras e vegetais folhosos; consumir farelo de aveia, farelo de trigo e linhaça; preferir carnes brancas (aves e peixes de água profundas e frias como arenque, salmão, sardinha e cavala); preferir as preparações cozidas, assadas ou grelhadas; usar de preferência óleos vegetais como soja, milho e girassol.
Preferir creme vegetal como substituto da manteiga e margarina e usar azeite também são boas dicas. Utilizar alho (natural) para preparo dos alimentos e consumir produtos integrais, como pães, biscoitos e arroz também podem ajudar no combate ao colesterol alto.
Quais alimentos devem ser evitados na dieta de uma pessoa com colesterol alto?
Pães recheados, massas prontas, bolachas picantes, brioches, biscoitos amanteigados e croissant devem ser evitados; alimentos com recheios e coberturas de chocolate, como tortas, bolos, barras de chocolate e de coco também. Achocolatados, frituras (batata frita, salgadinhos industrializados, pastel, coxinha, churros), sorvetes a base de leite e milk shake também estão entre os alimentos a serem evitados, assim como creme de leite, leite condensado, nata, manteiga, queijos cremosos e requeijão
Alimentos com gordura visível, como carne, bacon, banha, toucinho, pele de aves, rim, fígado, coração e porco, ou embutidos como salame, presunto, mortadela, salsichas e linguiça também podem contribuir para o aumento do colesterol. Cuidado no excesso de consumo de frutos do mar (camarão, lagosta, caranguejo e ostras), assim como bebidas alcoólicas.
A atenção especial aqui é para o leite integral e iogurte integral, que assim como o azeite de dendê e leite de coco podem contribuir para o aumento do colesterol ruim.
Além dessas recomendações, Álisson Nelo também indica procurar sempre um nutricionista para ajudar com o tratamento mais adequado relacionado à alimentação, e lembra que “na alimentação, é tudo uma questão de equilíbrio”.