Badalo
  • INÍCIO
  • ÚLTIMAS
  • REGIONAL
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • POLICIAIS
domingo, 03 de julho de 2022
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
EXPOCRATO
Badalo
  • INÍCIO
  • ÚLTIMAS
  • REGIONAL
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • POLICIAIS
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
Badalo
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados

Dia Mundial do Diabetes: identificação, tipos, vida saudável e onde fazer o exame no Cariri

Lícia Maia Por Lícia Maia
14 de novembro de 2019 12:39
Dia Mundial do Diabetes: identificação, tipos, vida saudável e onde fazer o exame no Cariri

Foto: Agência UEL

Prefeitura do Crato

O dia 14 de novembro é marcado como o Dia Mundial do Diabetes, campanha de conscientização e prevenção da doença. O Brasil é o quarto país com maior número de diabéticos do mundo, segundo o International Diabetes Federation (IDF). De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional.

Diabetes é uma doença crônica onde corpo não produz insulina, hormônio que controla a quantidade de glicose (açúcar) no sangue, ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz.

Na Diabetes Tipo 1 há uma influência genética, ter um parente próximo com a doença aumenta as chances desenvolvimento mas, segundo a SBD, ainda não há pesquisas conclusivas sobre os fatores de risco para esse tipo da doença. Essa variedade é sempre tratada com insulina, medicamentos, planejamento alimentar e atividades físicas, para ajudar a controlar o nível de glicose no sangue.

Já para o Tipo 2, existem fatores de risco para o desenvolvimento, como pressão ou colesterol altos, estar acima do peso, principalmente se a gordura estiver concentrada em volta da cintura, ter pais com diabete, doença renal crônica, diagnóstico de alguns distúrbios psiquiátricos, como esquizofrenia, depressão, transtorno bipolar, apneia do sono. Cerca de 90% das pessoas com diabetes têm o Tipo 2. Dependendo da gravidade, ele pode ser controlado com atividade física e planejamento alimentar. Em outros casos, exige o uso de insulina e/ou outros medicamentos para controlar a glicose.

Diabetes Gestacional

Durante a gravidez, para permitir o desenvolvimento do bebê, a mulher passa por mudanças em seu equilíbrio hormonal. Nesse processo, algumas mulheres acabam desenvolvendo um quadro de diabetes gestacional, caracterizado pelo aumento do nível de glicose no sangue. Quando o bebê é exposto a grandes quantidades de glicose ainda na barriga da mãe, há maior risco de crescimento excessivo.

O diabetes gestacional pode ocorrer em qualquer mulher e nem sempre os sintomas são identificáveis, segundo a SBD. Por isso, recomenda-se que todas as gestantes pesquisem, a partir da 24ª semana de gravidez, como está a glicose.

A Diabetes gestacional é controlável, e feita, na maioria das vezes, com a orientação nutricional adequada. A prática de atividade física também é recomendada, com a ressalva de que deve ser feita somente depois de avaliada se existe alguma contraindicação, como por exemplo, risco de trabalho de parto prematuro.

Consequências

O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.

Cerca de 40% dos diabéticos sofrem de alterações oftalmológicas e a retinopatia é uma das principais ameaças à visão dessas pessoas. A doença afeta o sistema circulatório da retina, onde há células receptoras responsáveis por perceber a luz e por enviar imagens ao cérebro. Os danos a esses vasos provocam vazamento de fluido ou sangue, causando fibrose e desorganizando a retina. Com isso, o paciente enxergará imagens distorcidas ou borradas podendo perder parcialmente ou integralmente a visão. O tratamento é feito através de laser, injeção de substância que inibe e regride os vasos em formação.

A retinopatia está ligada ao tempo de evolução da doença, mas existem cuidados que podem diminuir os riscos. Para isso, é muito importante seguir o tratamento. É possível manter uma vida saudável, desde que o paciente se comprometa a manter o tratamento de forma efetiva e constante.

Crianças

Diabetes na infância é uma das doenças que mais causam terror na vida dos pais. Isto porque, os doces e frituras, são comidas que as crianças têm fácil acesso e preferência. Para evitar a doença, é importante o estímulo da alimentação saudável logo cedo, durante a transição do aleitamento para comidas sólidas. Incentivar a realizar atividades físicas, como andar de bicicleta, correr, nadar, etc também é uma boa dica.

Onde fazer o teste de glicemia no Cariri

O diagnóstico de diabetes é feito por meio do exame de sangue disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde. Em Juazeiro do Norte todos os postos de saúde disponibilizam o teste. Já em Barbalha, como parte da campanha Novembro Azul, também são ofertados testes de glicemia. As ações são itinerantes e visitam vários bairros da cidade durante o mês.

A Clínica Escola da Universidade Leão Sampaio também oferta o serviço de realizações de exames laboratoriais de forma gratuita e entre estes exames estão aqueles para diagnóstico e acompanhamento de pacientes diabéticos, sendo eles glicemia de jejum, glicemia pós-prandial, hemoglobina glicada e teste oral de tolerância a glicose. O laboratório funciona se segunda a sexta no campus Lagoa Seca e as pessoas que tiverem interesse em realizar os exames devem levar a solicitação médica e documentos de identificação no dia da marcação

Post Anterior

Advogada suspeita de intermediar venda de cocaína por R$ 15 mil o quilo é presa no interior do Ceará

Próximo Post

Deputado Fernando Santana afirma permanência da Regulação do SAMU no Cariri

Lícia Maia

Lícia Maia

Jornalista formada pela Universidade Federal do Cariri, repórter, fotógrafa e documentarista.

Mais Lidas

  • Câmara aprova projeto que regulamenta a vaquejada como expressão do patrimônio cultural brasileiro

    Missão Velha divulga programação artística de sua 53ª vaquejada

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Iniciada a 53ª Vaquejada de Missão Velha

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Festival Mi chega ao Crato; entre terça (5) e domingo (9), programação conta com grupos tradicionais e músicos da região

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Brotoeja: o que é, no rosto, no bebê, remédios e como tratar

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Higienização de máquina de lavar Samsung: como fazer?

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0

Últimas Notícias

Icasa recebe o crato nesta tarde (3), na arena romeirão

Brasileirão: Fortaleza visita o Coritiba nesta noite (3)

“Tragédia do Sarriá”, derrota da Seleção de 82 faz 40 anos

Férias: como evitar acidentes com as crianças no período de lazer

Mamas, rinoplastia e lipo: Brasil está entre países que mais fazem cirurgias plásticas; veja lista e ranking

Expocrato 2022 Big Banner
  • Entre em contato
  • Anuncie Conosco
SOBRE NÓS

    

Levamos ao público, além de fatos de destaque no cenário regional, nacional e mundial, conteúdo diversificado, atualizado e dinâmico. Além de um portal de notícias, buscamos valorizar a cultura do Cariri, bem como suas belezas naturais.

WhatsApp

(88) 9.9205-4502

Facebook

facebook.com/portalbadalo

Instagram

@portalbadalo

Twitter

@portalbadalo

E-mail

contato@badalo.com.br

Telefone

(88) 2157-0177

© Copyright 2019 – Portal de Notícias Badalo

Desenvolvido Por: DaVinci – Marketing & Tecnologia

Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
  • Últimas Notícias
  • Cariri
  • Ceará
  • Esporte
  • Política
  • Policiais

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

Todos os Campos são Obrigatórios Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist