sexta-feira, 24 de maio de 2024

Crato proporciona Coleta Seletiva durante a Expocrato 2023

A equipe de agentes recicladores já está na ativa na maior feira agropecuária do norte e nordeste, a Exposição Centro Nordestina de Animais e Produtos Derivados (Expocrato), fruto da parceria da Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), com a Associação dos Agentes Recicladores de Crato (AARC), com apoio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Núcleo Gestor da Expocrato e Festival Expocrato.

No total, são 45 agentes cadastrados, atuando dia e noite durante todo o evento. Além da associação cratense, também participarão da ação agentes de recicladores de cooperativas e associação de Juazeiro do Norte. A expectativa é superar a coleta de 10 toneladas da edição anterior.

Na manhã deste domingo, todos profissionais receberam fardamento da ação e orientações sobre a atuação neste grande evento. “Eles têm uma atuação muito importante no dia a dia da nossa cidade e agora vão contribuir também com a Expocrato. É uma participação importante para o meio ambiente, dando destino correto aos resíduos produzidos pelos visitantes do evento, e também para os catadores, pois recebem um incremento financeiro significativo com esse trabalho”, comentou Stephenson Ramalho, secretário adjunto da SEMMA.

A Prefeitura é responsável pela montagem de uma central de reciclagem, onde ao longo do evento, os resíduos coletados pelos agentes serão direcionados, pesados e triados. Latinhas de alumínio, garrafas pets, sacos plásticos e de outros tantos materiais recicláveis serão coletados e direcionados para a central, instalada em uma das vias de acesso ao espaço de shows. “O material coletado será vendido e encaminhado como matéria-prima para a produção de novos itens pelos próprios catadores”, complementa Ramalho.

A Central de Reciclagem também servirá como um ponto de entrega voluntária para os participantes do evento.

Outros Posts