terça-feira, 05 de março de 2024

Cortejo do Dia de Reis reúne centenas de pessoas em Crato

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realizou na sexta-feira, 6 de janeiro, o Cortejo do Dia de Reis com os Grupos locais de Tradição. 15 grupos de tradição entre Reisados, Bandas Cabaçais, Cocos, Maneiro Pau, Lapinhas e pastoril.

As cores e o brilho das roupas dos grupos se misturavam a luz do sol do fim de tarde embelezando as ruas do centro da cidade e encantando a comunidade que acompanhava dançando, fotografando e aplaudindo a riqueza da cultura local. O cortejo seguiu pelas ruas centrais e no início da noite os grupos adentraram a Sé Catedral para a benção da padroeira Nossa Senhora da Penha.

“É sempre muito bonito e emocionante os festejos do Dia de Reis pelas ruas do Crato, a valorização de nossa cultura é de suma importância”, destacou o prefeito Zé Ailton Brasil que acompanhou o cortejo.

Após o momento na Sé Catedral, os grupos seguiram até a Praça Siqueira Campos onde foram entregues pelo Sesc Crato, comendas em homenagem aos Mestres da Cultura. A professora de educação infantil, Ana Maria Lima, destacou a importância dessas celebrações e do incentivo a valorização da cultura. “Precisamos conhecer e reconhecer nossos valores, esse cortejo, os grupos, a música, as roupas, é tudo muito mágico, faço questão de levar aos meus alunos e também ensinar a minha filha Gabriela de 4 anos o quão maravilhosa é a nossa tradição cultural que precisa ser conhecida desde cedo”, disse.

O Secretário de Cultura do Crato, Amadeu de Freitas, parabenizou os grupos e firmou seu compromisso em valorizar a cultura local, preservando-a e incentivando.

Outros Posts