segunda-feira, 20 de maio de 2024

Cores, tecnologia e sustentabilidade dão o tom da 1ª Casa Design Senac em Juazeiro do Norte

Um design que imagina o futuro, com casas mais coloridas, tecnológicas e sustentáveis. É com esse conceito que a 1ª edição do Casa Design Senac aportará em Juazeiro do Norte, de 24 a 31 de outubro, com realização do Senac Ceará. O evento tem o objetivo de proporcionar aos futuros profissionais do mercado de design de interiores uma experiência verdadeiramente prática, a partir da vivência do trabalho, que vai da elaboração do conceito à execução da montagem.

Assim, durante toda a programação, o público vai ter a chance de conferir, na Residência Bangalô de Nalua e Zeinha, composições como Terraço da Casa e Lavabo, Sala de Estar, Sala de Jantar, Home Cinema e Quarto de Casal e Cozinha do Bangalô, dentre outros. Todos ambientes inteiramente criados pelos alunos do Senac.

A edição inaugural do Casa Design Senac almeja provar que os futuros profissionais desse mercado estão de olho no futuro e nos desafios que os esperam. O evento apresenta uma nova forma de produção, mais sustentável e circular, passando pelas mudanças socioculturais até chegar a um lar mais colorido, permeado por tons vibrantes.

CORES

“Podemos dizer que os neutros perderam o reinado na decoração”, explica Alex Martins, instrutor do Senac no Cariri. Presente em todos os ambientes, inclusive nos de conceito mais tradicional, a cor ganhou até a possibilidade de ser feita sob medida para o seu cliente. A tendência é tão forte que até quem não gostava de cores fortes se rendeu aos tons terrosos das almofadas e dos detalhes mais vibrantes. “Atualmente, é o que mais vemos nas maiores feiras de todo o mundo”, destaca Martins.

Na expectativa pela programação, os alunos do curso Técnico em Design de Interiores definem a ocasião em três palavras: cor, tecnologia e sustentabilidade. Outro ponto ressaltado por eles é o desejo de unir temas como gastronomia, moda, beleza e colaboração. Já de acordo com os organizadores da mostra, muito do que será visto por ali é fruto do que vem sendo fartamente discutido no mundo, inclusive no maior evento do mercado de Design e Arquitetura do mundo, a Milan Design Week 2022.

TECNOLOGIA

Na atualidade, o segmento residencial conta com diversas tecnologias que visam melhorar a usabilidade dos recursos habitacionais. O professor Luiz Mavinier Miranda é especialista em tecnologia residencial, com foco em projetos envolvendo automação da iluminação e outros recursos. Deles, surgem cenários para diversas ocasiões. Basta um toque em um botão ou um comando de voz e o sistema já ajusta, por exemplo, o visual de cinema: dimeriza as luzes, liga o ar condicionado, fecha as cortinas e liga a TV com sua série preferida. Estas novas tecnologias estão presentes na mostra e impactam não só o conforto, mas a gestão dos recursos, economia de energia e interoperabilidade entre os equipamentos.

SUSTENTABILIDADE

Produtos 100% sustentáveis, com novos usos para velhos produtos. Os alunos usaram uma cabine telefônica, ou o antigo “orelhão”, como matéria-prima, conciliando a criatividade e a sustentabilidade. As peças serão instaladas na Residência Bangalô de Nalua e Zeinha de Juazeiro do Norte para mostrar as invenções produzidas na região. Há também outras peças de decoração e mobiliário que seguem essa proposta, algumas delas com resultado surpreendente.

A poltrona é de ar romântico, mas tem uma história dura, foi feita a partir de um orelhão depredado, recolhido nas fábricas de materiais recicláveis. O arredondado da peça é revestido de tecido colorido, de sobras do mercado da moda, e ganhou uma estrutura de ferro como suporte, tudo para garantir um merecido conforto e estar inserido no norte estabelecido pelos alunos do Curso Técnico em Design de Interiores do Senac Ceará, que pensaram cada detalhe em conjunto com os instrutores, inclusive o tema da Semana, de acordo com o professor Alex Martins.

SAIBA MAIS

A mostra de design é resultado do projeto do curso em que a instituição lança o desafio aos alunos para colocarem em prática o que aprenderam na teoria em sala de aula. O evento fortalece as parcerias com instituições e coloca os alunos diante da realidade do mercado, demandas, fornecedores e tudo que envolve um projeto real de design de interiores.

PROGRAMAÇÃO 

De 24 a 31 de outubro de 2022

Todos os dias (exceto no domingo, 30/10)

18h às 21h – Exposição “O novo conceito de viver a casa mais colorida, tecnológica e sustentável”

Todos os dias

18h às 21h – Exibição de curtas, filmes e animações do acervo do Cine Sesc

24/10 – Segunda

18h30 – Abertura oficial do evento Casa Design Senac Cariri

Participantes: Debora Sombra, diretora regional do Senac Ceará, e Cristiano Saraiva, gerente das unidades Senac do Cariri

19h – Show voz e violão com Carol Aquino (Sesc)

19h30 – Design Day (palestra): “REDESIGN: Experiências e vivências – Salone del Mobile Milano 2022”

Palestrante: Dora São Bernardo, arquiteta

25/10 – Terça-feira

18h – Cozinha Show: Vinho na panela e na taça

Chef: Icaro Pinheiro

19h30 – Round Table: “Design transforma o mercado da construção Civil”

Mediadora: Dora São Bernardo, arquiteta

Participantes: Paulo Lima Coordenador Engenharia Civil – Uninassau

26/10 – Quarta-feira

18h – Cozinha Show: Risoto de cordeiro e ervas

Chef: Fernanda Mendes

19:30h – Palestra Design de interiores em espaços gastronômicos

Palestrante: Valdo Figueiredo, arquiteto

27/10 – Quinta-feira

18h – Cozinha Show: Sertão Oriental – Sushi de jerimum com carne de sol suína

Chef: Isaac Arnaud

19h30 – Bate papo: “Design para todos – Usando a criatividade e Consciência para gerar projetos de alto impacto e baixo custo”

Palestrante: Rosendo, Designer de Interiores

28/10 – Sexta-feira

18h – Cozinha show: Características sensoriais do café na prática e harmonização

Barista: Moacir Siqueira

Chef: Fernanda Mendes

19h30 – Round Table: “Como o Design de Interiores Transforma o Mercado Imobiliário

Mediador: Valdo Figueiredo, arquiteto

Participantes: Alex Landim designer de interiores e engenheiro civil, e Raíssa Lima, designer de interiores

29/10 – Sábado

18h às 21h30 – Exposição “O novo conceito de viver a casa mais colorida, tecnológica e sustentável”

31/10 – Segunda-feira

19:30h – Round Table: “Light Design – A iluminação como ferramenta de valorização de ambientes”

Mediador: Alex Landim, designer de interiores

Participantes: Leiliane – Via da Luz; Jucilene Vieira – Alva Iluminação

Outros Posts