terça-feira, 25 de junho de 2024

Chuva de granizo é registrada em Juazeiro do Norte

A noite deste sábado (12), foi de muita emoção em Juazeiro do Norte. A chuva chegou fortemente e o que mais chamou atenção dos juazeirenses foi a queda de granizo em alguns pontos da cidade. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), já previa chuva e algumas altearações.

De acordo com o órgão, o cenário mais favorável à chuva no sul do Estado, conforme havia sido adiantado na previsão do tempo, colaborou também para a formação de nuvens bem desenvolvidas, do tipo cumulonimbus. Elas têm o topo bem frio, chegando a -60ºC (‘mancha’ vermelha na imagem de satélite). Assim, quando as gotículas de água resfriam-se e viram grandes blocos, acabam caindo e chegando até a superfície, conforme foi registrado em Juazeiro do Norte, no Cariri.

A previsão do tempo para hoje (13) é de céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva isolada no centro-sul do Sertão Central e Inhamuns, na Jaguaribana e no Cariri. Nas demais regiões, céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens. A tendência é de chuva passageira com intensidade variando de fraca a moderada na região centro-sul do Sertão Central e Inhamuns e no Cariri, no período da tarde e da noite. Contudo, no Cariri a partir do período da noite espera-se chuvas mais abrangentes com intensidade variando de fraca a moderada.

Para amanhã (14), Céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva isolada no centro-sul do Sertão Central e Inhamuns, na Jaguaribana e no Cariri. No Litoral de Fortaleza e no Litoral do Pecém, há baixa possibilidade de chuva isolada. As macrorregiões do Cariri e centro-sul do Sertão Central e Inhamuns, do Litoral de Fortaleza e do Litoral do Pecém, devem apresentar precipitações no período da madrugada até o início da manhã. Nas demais regiões, a tendência é de céu parcialmente nublado ao longo do dia.

Outros Posts