segunda-feira, 15 de julho de 2024

Ceará deve seguir com condições para chuva isoladas até sábado (11)

O Ceará deverá permanecer com condições para chuvas isoladas até o próximo sábado  (11), pelo menos. De acordo com previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que deve atuar entre quinta (09) e sexta-feira (10), pode contribuir para que ocorram precipitações, principalmente, na parte oeste do Estado.

Já mais ao sul, as chuvas previstas estão associadas a efeitos locais, como temperatura e umidade elevadas, além da interação dos ventos com o relevo. O sistema de brisa também deve contribuir para que ocorram chuvas nestas regiões. Especificamente para sexta, a Funceme indica que somente a macrorregião Jaguaribana apresenta condições mais baixas para registros de chuva.

Já para sexta-feira, a tendência é que a faixa litorânea, o Maciço de Baturité, o Cariri e a Ibiapaba apresentem precipitações pontuais  logo no começo do dia. Por fim, no sábado, as condições reduzem relativamente, ficando o sul do Ceará com as maiores chances.

A previsão para hoje (10), é de céu variando nublado a parcialmente nublado com alta possibilidade de chuva em todas as macrorregiões. Para amanhã (11), é esperado céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens com alta possibilidade de chuva isolada no Cariri e Sul do Sertão Central e Inhamuns, e baixa possibilidade de chuva isolada na faixa litorânea, Litoral Norte e Ibiapaba.

Outros Posts