Após a bênção realizada na Praça do Romeiro, milhares de participantes da 42ª Vaquejada de Juazeiro do Norte saíram em cortejo pelas principais ruas da cidade, até o Parque de Eventos Padre Cícero, nesta sexta-feira (6).
A tradicional cavalgada aconteceu após às 9 horas, com o percurso da rua São Pedro, Avenida Castelo Branco, Rua Ivany Feitosa, até chegar ao Parque. Essa foi uma das maiores cavalgadas da história da vaquejada, que neste ano tem recorde de inscritos, com mais de 1.500 competidores.
Além das três categorias essenciais, aspirantes e amador, foram criados dois circuitos, um que premia o campeão com uma moto e outro com um carro, além da categoria feminina. A abertura da vaquejada foi feita de forma oficial nesta sexta-feira, mas desde a quarta-feira já estão ocorrendo competições no parque para dar adiantamento às categorias, que estarão participando até este domingo (8).
O Prefeito Arnon Bezerra, que tem disponibilizado total apoio para a realização de uma das maiores vaquejadas do Nordeste, destacou a sua grande alegria do sucesso de um evento tradicional, com mais de quatro décadas de realização.
A bênção na matriz foi realizada pelo Padre Cícero José. Após a passagem dos animais pelas ruas, a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços públicos, organizou uma força-tarefa para a realização da limpeza. Com isso, foi assegurada a participação de dezenas de profissionais garis, para realizarem o serviço desde a saída da Praça do Romeiro após a bênção, até o Parque de eventos, deixando às ruas sem sujeiras.
Shows musicais
Neste sábado (7), será realizado shows com Carlinhos Baby, Raphael Alencar, Artur Lócio e Caninana do Forró. No último dia de apresentações, no domingo (8), a noite será animada por Diogo Duarte, Erika Diniz e Toca do Vale. A entrada no setor arena é gratuita.
Termo de Ajustamento de Conduta
Este ano, o Ministério Público, por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), exigiu de todos os participantes, inscritos com animais na vaquejada, a anuência expressa ao TAC, das advertências e proibições inerentes ao evento. Sendo de caráter essencial para a inscrição e credenciamento dos animais para participação no mencionado evento a assinatura do presente TAC.
Uma das exigências foi a participação de animais integrantes do grupo dos equídeos na cavalgada, sendo vedada a participação de veículos de tração animal e automotores, salvo um trio elétrico, pertencente à Comissão da Cavalgada, para fins de organização do ato, sem prejuízo da necessidade de observar as normas ambientais acerca da vedação da poluição sonora. Os integrantes da vaquejada devem optar pelo não uso de chicotes durante os eventos, porém, caso optem pelo uso e for detectada prática de maus-tratos aos animais, o responsável pelo fato será autuado pela ocorrência de crime ambiental.
O TAC foi assinado pelas secretarias de Meio Ambiente, Desenvolvimento Social e Trabalho, Esporte e Juventude, Procuradoria Geral do Município, Seagri. Houve a proibição da participação de qualquer animal que possua ferimentos com sangramentos; utilização de arreios que não causem ferimentos; proibição do uso de objetos perfurantes, cortantes e de choques nos equídeos envolvidos no evento; proibição da participação de animais fecundados (prenhas), entre outras obrigações.