terça-feira, 18 de junho de 2024

Cartório Eleitoral disponibiliza urnas para teste de votação em Juazeiro do Norte

O Fórum Eleitoral de Juazeiro do Norte está realizando a Semana de Divulgação do Voto Acessível. Desde ontem, 12/9, e durante toda essa semana, duas urnas eletrônicas estão disponíveis no salão de atendimento do Fórum, das 8h às 15h, para que os eleitores possam treinar e conhecer o processo e a ordem de votação.

As pessoas surdas poderão conhecer a nova funcionalidade de acessibilidade da urna, que agora apresenta na tela uma janela em libras com a indicação do cargo a ser votado. Para o eleitorado cego ou de baixa visão, além do braile nas teclas de digitação, da disponibilização de fones de ouvido descartáveis, o áudio passa a ser apresentado seguindo a leitura fonética e não mais a leitura gráfica do nome, como era antigamente. Para que isso seja possível, agora a candidata ou o candidato, além de informar como seu nome é escrito, precisa informar como ele deve ser ouvido. Outra novidade é que a eleitora ou o eleitor poderá aumentar ou diminuir o volume e a velocidade do áudio durante sua votação.

As urnas receberam carga com candidaturas fictícias, sendo uma votação simulada. A ação faz parte do Plano de Sensibilização, Capacitação e Difusão do Conhecimento sobre Acessibilidade e Inclusão do TRE/CE, que tem o objetivo de divulgar o voto acessível em todo o estado do Ceará.

Outros Posts