Após algumas formações e reuniões, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seagri) começou o processo de cadastramento dos agricultores para o Garantia Safra e segue até o dia 12 de setembro, em Juazeiro do Norte.
O Garantia Safra é um benefício do Governo Federal que, em caso de perda de mais de 50% da produção do Município, devido à seca ou a enchente, o agricultor apto ao programa recebe um benefício no valor de R$ 850,00. O programa atende as culturas do feijão, milho, arroz, mandioca, algodão e mamona com feijão. As áreas plantadas devem medir entre 0,6 e 5 hectares e a família do agricultor não deve ter renda superior a um salário e meio.
O cronograma de cadastramento da Seagri segue da seguinte forma: das 8h às 12h e das 14h às 17h. No dia 10, Sabiá pela manhã, e São Gonçalo, à tarde. No dia 11, Junco pela manhã, e Touro, no período da tarde. Os trabalhos serão realizados no sítio Amaro Coelho, dia 12. O cadastro já foi realizado em algumas comunidades como as do sítio Carás do Umari, Espinho, Taquari, Riachão, Palmeirinha e Gavião.
A partir de dezembro de 2018, os boletos para o Garantia Safra 2019 já estarão disponíveis na sede da Seagri. O pagamento do boleto é o primeiro passo passa a adesão ao benefício.