terça-feira, 25 de junho de 2024

Barbalha se reúne com instituições de ensino para firmar parcerias

A Secretaria Municipal de Educação, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), se reuniu, na tarde desta terça-feira (31), com representantes da Universidade Federal do Cariri (UFCA), da Universidade Regional do Cariri (URCA), da Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte (FMJ), entre outra instituições locais, com objetivo de firmar parcerias para a execução das ações do planejamento de 2023.

O PSE é um programa federal que visa integrar e articular a permanência da saúde dentro das instituições de ensino, proporcionando melhorias na qualidade de vida das crianças e jovens do país. De acordo com a coordenadora do projeto em Barbalha, Olga Sampaio, consolidar essas atividades através de parcerias com outras instituições é muito importante. “As universidades e escolas profissionalizantes podem contribuir valiosamente com o PSE, através de profissionais capacitados para realizarem as atividades do programa”, afirmou.

Como forma de atenção à saúde dos estudantes, o programa desenvolve ações que envolvem atividades físicas, alimentação saudável com foco na prevenção da desnutrição e obesidade, promoção da cultura de paz e direitos humanos, prevenção das violências e dos acidentes, primeiros socorros, saúde auditiva e ocular, prevenção de doenças negligenciadas como tuberculose e hanseníase, saúde sexual e reprodutiva e prevenção do HIV/IST, saúde ambiental, saúde bucal e prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas.

Outros Posts