sexta-feira, 19 de julho de 2024

Barbalha encerra festejos de Santo Antônio com procissão e show de padre Fábio de Melo

O encerramento da festa de Santo Antônio, padroeiro de Barbalha, levou os fiéis às ruas da cidade na tarde desta terça-feira (13). A procissão teve início na Rua Major Sampaio, ao lado da Igreja do Rosário, e passou pelas principais ruas do centro até chegar à Igreja Matriz do município.

‌A programação religiosa começou logo pela manhã com missa solene de encerramento da trezena de Santo Antônio. No início da tarde, as comunidades barbalhenses prepararam os carros andores dos seus padroeiros para participarem da procissão.

‌A tarde nublada ajudou os fiéis durante a caminhada que durou cerca de 1h30. “Tenho muita fé em Santo Antônio. Já fiz muitas promessas para curar de doenças, conquistar um emprego e sempre fui atendida. Toda minha família é devota de Santo Antônio, desde de pequena acompanho a procissão”, disse Dona Raimunda, devota do santo.

‌Durante todo o cortejo, a imagem do padroeiro de Barbalha foi acompanhada por cânticos, orações, bandas cabaçais e orquestras. O Pároco da Paróquia de Santo Antônio elogiou a participação dos fiéis e visitantes durante a trezena. “Foi uma festa linda. Um agradecimento especial a todos aqueles que se fizeram presentes durante nossa trezena, nas quermesses, no nosso leilão e finalizando hoje, aqui, na procissão de Santo Antônio. Nosso padroeiro está abençoando nossos fiéis e nossa cidade”, comentou o sacerdote.

Show de encerramento com Padre Fábio de Melo

‌Encerrando a Festa de Santo Antônio de 2023, foi realizado o show de padre Fábio de Melo aos pés da estátua do padroeiro da cidade, no Alto da Alegria.

‌Pela primeira vez no município, padre Fábio tem Santo Antônio como seu padroeiro pessoal. “É sempre uma alegria estar no nordeste, no Ceará. Cantar aos pés de Santo Antônio será muito especial porque ele é o meu padroeiro. É o santo que tenho mais conexão. Já tive a felicidade de ir à Lisboa e celebrar missas na Igreja onde ele nasceu”, comentou o sacerdote.

‌Popularmente conhecido na região do Cariri como Santo Casamenteiro, Padre Fábio compartilhou outra força do padroeiro dos barbalhenses. “É muito interessante lembrar que Santo Antônio é o padroeiro dos pregadores. Ele era um homem que tinha uma eloquência, uma facilidade de levar a palavra de Deus para as pessoas. Ele resolveu o meu problema, quero ser um pregador como ele foi”, afirmou padre Fábio.

‌Diante de uma multidão, padre Fábio preparou um show em dois atos, com repertório religioso e uma parte cultural com os grandes sucessos da música nordestina. “A minha banda é cearense. Levamos sempre um pouco do Ceará nas nossas turnês. A música nordestina não poderia ficar de fora do nosso show, ela é um soro de alegria na veia das pessoas”, concluiu o padre Fábio.

Balanço

‌A programação da Festa de Santo Antônio teve início no dia 31 de maio, com a tradicional quermesse realizada na Rua da Matriz. Foram mais de 50 atrações musicais distribuídas nos palcos montados na Praça da Matriz, Largo do Rosário, Marco Zero, Praça da Estação e no Calçadão, durante os 14 dias de festa. 104 grupos culturais participaram das festividades com suas ancestralidade, beleza e ritmo. Ao todo, cerca de 500 mil pessoas acompanharam os festejos do padroeiro do município.

‌Para o Secretário de Cultura e Turismo, Isaac Luna, o balanço foi positivo. “Estamos concluindo as festividades de maneira tranquila e com um balanço positivo. Foi uma festa que representou nossa cultura, nossa fé e, principalmente, nossa identidade. Agradecer a cada barbalhense, caririense e visitante que participaram e engrandeceram nossa festa”, comentou.

Outros Posts