Ainda neste mês de março, será publicado pela Prefeitura de Juazeiro do Norte o chamamento público para cadastro de laboratórios com o intuito de zerar a fila de exames com grande demanda reprimida no município. O programa chamado de “Fila Zero”, irá disponibilizar 6.683 procedimentos, entre ultrassonografias, endoscopias e exames laboratoriais, além da quantidade que já é ofertada mensalmente.
A secretária da Saúde, Francimones Albuquerque, explica que através de um levantamento, identificou que ultrassonografia e endoscopia são os exames com maior dificuldade para marcação, resultando em mais tempo de espera para realização do procedimento.
Paralelo ao programa Fila Zero, a titular da pasta ressalta que estão sendo estabelecidos protocolos para a solicitação de exames em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município, uma vez que a taxa de normalidade dos procedimentos realizados é muito alta. “No levantamento que fizemos, por exemplo, das ultrassonografias que foram realizadas, 92% deram resultado normal e só 8% alteradas”, afirmou a secretária.
Os profissionais deverão seguir um fluxo de procedimentos para que se demonstre a real necessidade para a solicitação do exame. “A gente quer adequar a nossa oferta de exames realmente com a necessidade do paciente”, conclui a secretária.