Neste domingo (21), por pronunciamento nas redes sociais, o Governador do Estado, Camilo Santana (PT), reforçou o anúncio de abertura mais de mil leitos exclusivos para pacientes com Covid-19 até o mês de março no Ceará. Apesar do reforço no sistema de saúde, o gestor falou sobre a necessidade de a população cumprir as normas de distanciamento.
“Temos feito todos os esforços possíveis para acolher e proteger nossos irmãos e irmãs cearenses. Mas reforço que a abertura de leitos tem um limite. Até pelo esgotamento dos profissionais de saúde, que têm se dedicado ao máximo”, declarou o gestor.
Camilo reforçou que, para frear o aumento considerável de casos, a prevenção é a única forma. “Evite aglomerações e só saia de casa usando máscara”, afirmou.
Quanto ao cronograma de abertura dos novos leitos, ficou a cargo do secretário da Saúde, Dr. Cabeto, organizar de acordo com a necessidade de cada região.
Em transmissão na última quarta-feira (17), quando o governador anunciou as novas medidas de isolamento, o secretário havia divulgado a implementação de 40 novos leitos em cada hospital regional, o que inclui o do Cariri, na cidade de Juazeiro do Norte. No total, serão 43 novos leitos de UTI e 4 de enfermaria para os hospitais da região.
Atualmente, o Hospital Regional do Cariri (HRC) se encontra com 93,5% de ocupação em leitos de UTI e 100% em enfermaria. Na manhã da sexta (19), o local chegou a passar da capacidade máxima e receber 16 paciente na enfermaria, com apenas 13 leitos. Os dados constam no IntegraSUS, plataforma mantida pelo Secretaria da Saúde do Estado.