sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026

Planejamento 2026: depois do Carnaval, é hora de organizar as finanças e tirar do papel a casa e o carro próprios

Para muitos brasileiros, o ano começa oficialmente depois do Carnaval. Passada a folia, é o momento de retomar a rotina, revisar metas e organizar o orçamento. E planejar a compra da casa ou do carro com antecedência pode representar economia e mais previsibilidade financeira ao longo de 2026.
O consórcio segue como um dos formatos favoritos para a conquista de bens de alto valor. Segundo a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), o Sistema de Consórcios encerrou 2025 com resultados inéditos. O setor superou pela primeira vez a marca de 5 milhões de adesões, totalizando 5,16 milhões de cotas vendidas, alta de 15,0% em relação às 4,49 milhões em 2024. O volume de créditos comercializados cresceu 32,1%, somando R$ 500,27 bilhões.
O desempenho foi impulsionado principalmente pelos segmentos de imóveis e automóveis, que seguem em forte expansão diante dos juros elevados, fator que encarece o financiamento tradicional e reforça o consórcio como alternativa de planejamento financeiro de médio e longo prazo.
Para quem quer transformar a virada pós-Carnaval em um ponto de partida para decisões mais estratégicas, iniciar o planejamento já no começo do ano pode fazer diferença no valor da carta de crédito, no prazo e no impacto das parcelas no orçamento. Para ajudar consumidores a fazer escolhas mais eficientes e seguras, Luiz Antonio Sacco, CEO do Mycon, reuniu cinco dicas essenciais para aproveitar o potencial do consórcio como ferramenta de educação financeira e construção de patrimônio.

Outros Posts