Nos últimos catorze anos, o volume de buscas no Google por “como anular o voto?” no período que antecede as votações nunca foi tão alto quanto em 2018. A ferramenta Google Trends permite analisar as pesquisas feitas no site desde 2004. Entre 1º de janeiro e 25 de setembro deste ano, a busca por “como anular o voto?” bateu recorde, com volume 75% superior aos mesmos períodos de 2010 e 2014, anos eleitorais em que a pergunta havia despertado maior interesse até agora.
Das cinco principais dúvidas relacionadas ao ato de votar levadas ao Google pelos brasileiros, quatro mostram a mesma preocupação. “Como anular o voto?”, “Como justificar o voto?”, “O que acontece se não votar?” e “O que acontece com o voto nulo?” só ficam atrás de “O que é voto útil?” num ranking feito pelo Google na página que criou para mostrar tendências de buscas relacionadas às eleições.
De janeiro de 2010 a 25 de setembro de 2018, as regiões Sul e Sudeste lideraram na busca por “Como anular o voto?” São Paulo foi o estado em que a dúvida mais apareceu, seguido de Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. Já as cidades com maior registro de buscas foram Rio de Janeiro, Diadema, Belo Horizonte e São Paulo, todas na região Sudeste.
A busca simplesmente por “voto nulo” no período de 1º de janeiro a 25 de setembro de 2018 também cresceu 23% em relação a 2014. E dobrou em relação a 2016. Nos últimos oito anos, as pesquisas por “voto nulo” foram frequentes em todos os estados, exceto Roraima, que não apresenta dados suficientes sobre essa pesquisa no Google.