sexta-feira, 12 de abril de 2024

Instituições bancárias deixam de oferecer serviço de transferência via doc a partir da próxima semana

Com quase quarenta anos de existência, as transferências na modalidade via Documento de Ordem de Crédito (DOC) deixarão de ser oferecidas pelos bancos a partir da próxima segunda-feira, 15, às 22h. A ferramenta, criada em 1985, tornou-se obsoleta nos últimos anos, principalmente após a implementação do PIX.

No ano passado, as instituições bancárias já haviam anunciado o fim dessa modalidade. A principal razão apontada é a significativa adesão dos brasileiros ao sistema de transferência instantânea do Banco Central, o Pix. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), com base em dados do Banco Central, em 2023, o Pix foi a ferramenta mais utilizada para operações financeiras, totalizando 17,6 bilhões de transações. Enquanto isso, a DOC contabilizou apenas 125 milhões, ficando atrás da TED (448 milhões), dos boletos (2,09 bilhões), cartão de débito (8,4 bilhões), cartão de crédito (8,4 bilhões) e, claro, do Pix.

Além do DOC, a Transferência Especial de Crédito (TEC) também será extinta na próxima segunda-feira. A TEC é uma modalidade utilizada por empresas para o pagamento de benefícios a funcionários, mas que vem caindo em desuso com o tempo.

 

*Por Rafael Silva, com supervisão de Pedro Paulo Vieira

Outros Posts