O caso aconteceu na cidade de Nova Hartz, no Rio Grande do Sul, nesta Sexta-feira Santa, dia 30. A encenação da Paixão de Cristo acontecia dentro da normalidade, na Praça do Trabalhador, até um homem, supostamente embriagado, invadir o cenário e desferir golpes com capacete no ator que interpretava um soldado romano, na tentativa de “salvar” Jesus da cruz.
O espetáculo estava na cena onde Jesus morre e tem seu lado esquerdo perfurado pela lança do soldado, onde segundo o relato das Escrituras jorra sangue e água. Um burburinho tomou conta da praça, e depois de controlados os ânimos, o espetáculo seguiu para seu desfecho.
O ator agredido, Samir André Rodrigues, de 23 anos, afirmou que se feriu, mas está bem. “Me machucou um pouco, mas não foi grave. Sorte que eu estava com a proteção na cabeça, se não teria sido pior”, relatou.
Rodrigues é funcionário de um frigorífico da cidade. Ele disse que participa da encenação há cinco anos e nunca havia presenciado uma reação tão violenta do público. “Trabalho como ator voluntário porque gosto mesmo, e jamais a gente espera isso, o cara invadir e te dar com a capacete na cabeça. Isso tu nunca imaginas que vai acontecer”, contou o jovem.