terça-feira, 18 de junho de 2024

Fake News sobre uma intervenção Federal envolvendo a cantora Lady Gaga circula em grupos bolsonaristas

Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, compartilharam uma imagem que viralizou na última semana. Uma foto da cantora Lady Gaga. A legenda da foto diz que Stefani Germanotta (nome oficial da cantora) mencionada como suposta primeira-ministra do Tribunal Penal Internacional de Haia, na Holanda. A informação falsa que circula nas redes sociais entre os Bolsonaristas que promovem atos golpistas e antidemocráticos.

Na verdade, a foto, que mostra uma suposta videoconferência entre o Bolsonaro e a cantora Lady Gaga, é uma montagem de uma entrevista da cantora para o programa The Tonight Show Starring Jimmy Fallon em 2020.

A legenda da foto diz, “Bolsonaro conversa nesta quarta-feira (02/11) com a ministra Stefani Germanotta sobre providências a serem tomadas após as 72 horas. Tudo indica que ocorrerá uma intervenção federal para reapurar os votos das urnas. É isso, galera, vamos continuar nas ruas, não podemos desistir, estamos quase lá.”

Além de errar sobre o artigo 142 da constituição, ao dizer que ele permite que haja uma intervenção militar, quando, na verdade, fala sobre normas para o funcionamento das forças armadas. As mensagens ignoram ainda a inexistência do cargo de primeiro-ministro no Tribunal Penal Internacional.

Outros Posts