terça-feira, 28 de maio de 2024

Conheça os 10 livros mais vendidos no Brasil em 2022

De acordo com dados da última pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada em 2020, o país está dividido em 52% de leitores e 48% de não leitores, sendo estes últimos aqueles que não leram sequer um livro nos últimos cinco anos – cerca de 93 milhões de brasileiros. Chegando ao meio do ano de 2022, e dando um apoio à população leitora, fomos buscar os dez livros mais vendidos no Brasil até o momento. Arrisca algum palpite?

De acordo com o site especializado Publishnews, o livro com mais cópias vendidas (47.028) em terras tupiniquins até a data desta matéria é Mais esperto que o diabo: O mistério revelado da liberdade e do sucesso. Escrito em 1938 por Napoleon Hill, a obra narra uma entrevista que o autor fez com o próprio diabo em uma situação complicada em sua vida, sendo o diabo aqui tudo que há de negativo no cotidiano das pessoas e Deus o outro extremo. É uma ficção com autoajuda.

Em segundo lugar, com 37.058 livros vendidos, está É assim que acaba, um romance bem puxado para o lado pessoal da autora Colleen Hoover, no qual ela aborda temas como abuso e violência doméstica. Colleen também é autora de outros livros de sucesso, como As mil partes do meu coração e O lado feio do amor.

Fechando o pódio: Mulheres que correm com os lobos (35.458), um calhamaço de quase 600 páginas escrito em 1992 pela analista junguiana Clarissa Pinkola Eslés que, ao abordar 19 histórias – entre mitos, contos de fadas e lendas –, como a do Patinho Feio, por exemplo, mostra como a natureza das mulheres foi sendo domesticada com o passar dos anos. Uma obra obrigatória para quem deseja se aprofundar no feminismo.

Fechando o Top 10

Apesar de não haver nenhum livro nacional entre os três mais vendidos, entre a 4ª e a 10ª posição no ranking aparecem três livros escritos por autores brasileiros – Nas pegadas da alemoa (Ilko Minev); Torto arado (Itamar Vieira Júnior, vencedor do Prêmio Jabuti 2020 na categoria melhor romance literário); e Do mil ao milhão (Thiago Nigro) –, mais três internacionais, além do Vade Mecum Saraiva 2022. Confira a lista abaixo.

  • 4º lugar (32.083): Amor & Gelato (Jenna Evans Welch)
  • 5º lugar (30.775): Nas pegadas da alemoa (Ilko Minev)
  • 6º lugar (30.707): Vade Mecum Saraiva 2022
  • 7º lugar (30.610): Torto arado (Itamar Vieira Júnior)
  • 8º lugar (25.723): Os sete maridos de Evelyn Hugo (Taylor Jenkins Reid)
  • 9º lugar (25.470): Do mil ao milhão (Thiago Nigro)
  • 10 lugar (22.864): Os segredos da mente milionária (T. Harv Eker)

É importante citar que constam na lista apenas livros físicos e que foram vendidos nas livrarias conveniadas ao site Publishnews, como Saraiva, Cultura, Lojas Americanas, Nobel, entre outras. Consequentemente, este não é o número exato e definitivo, mas dá para se ter uma base do que anda sendo lido no Brasil.

Há também outras listas de livros mais vendidos, entre elas no site da Veja, e também os mais vendidos na Amazon.

Mais vendidos no mês de junho

Alguns livros ganharam força nas últimas semanas e aparecem como novidades na lista dos mais vendidos do mês de junho, disponível também no site Publishnews. O primeiro lugar da lista está sendo ocupado por Meu jeito de dizer que te amo (Anderson Cavalcante). Outra novidade é Heartstopper: Dois garotos, um encontro, primeiro livro da série escrita por Alice Oseman e que inspirou a série de sucesso da Netflix.

Outros Posts